Na busca pela eficiência operacional, segurança e conformidade regulatória, o Sistema de Gestão Integrada (SGI) desponta como uma solução abrangente e inovadora.

Nesse cenário, as empresas que ignorarem os benefícios dessa solução de logística inteligente correm o risco de perder mercado e, consequentemente, dinheiro.

Portanto, confira nesse conteúdo quais são as principais vantagens proporcionadas pelo Sistema de Gestão Integrada para as transportadoras. E também entenda melhor os benefícios que esse sistema oferece com relação a eficiência e economia de recursos. Continue a leitura para conferir!

O que é um sistema de gestão integrada?

Um Sistema de Gestão Integrada (SGI) é uma abordagem organizacional que visa unificar e harmonizar diversos sistemas de gestão dentro de uma empresa.

Assim, a solução é capaz de otimizar diversos aspectos da gestão de transporte. Ele engloba aspectos como qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social e outros elementos relevantes para a organização.

Quais as principais vantagens do sistema de gestão integrada para as transportadoras?

O uso de um Sistema de Gestão Integrada oferece às transportadoras várias vantagens para o sucesso de suas operações.

A ferramenta possibilita a otimização dos processos logísticos e operacionais, reduzindo custos, minimizando atrasos e aumentando a eficiência.

Além disso, com uma abordagem integrada, é possível garantir mais segurança para os motoristas, colaboradores e cargas, resultando em menos acidentes e riscos.

O Sistema de Gestão Integrada ainda auxilia as transportadoras na conformidade com as regulamentações governamentais e padrões do setor. O que pode evitar a incidência de multas e sanções desnecessárias.

Isso, por sua vez, acaba reduzindo os custos variáveis com esse tipo de despesa.

A capacidade de oferecer um serviço mais confiável e pontual, graças a uma gestão eficiente, leva a uma maior satisfação dos clientes e a uma melhor fidelidade à marca.

Além disso, a adoção de práticas sustentáveis, possível por meio do SGI, permite que as transportadoras reduzam seu impacto ambiental, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais consciente.

Logo, é possível entender que o uso do Sistema de Gestão Integrada potencializa a:

  • eficiência;
  • segurança;
  • conformidade;
  • satisfação do cliente;
  • sustentabilidade para as transportadoras.

Quais as funcionalidades do Sistema de Gestão Integrada para o transporte de cargas?

Um Sistema de Gestão Integrada para o transporte de cargas deve abranger diversas funcionalidades para cumprir o seu propósito. Algumas das principais funcionalidades incluem:

Gestão de rotas e agendamento de entregas

A tecnologia do SGI deve permitir o planejamento e agendamento otimizado das rotas de transporte, levando em consideração fatores como:

  • distância;
  • tempo de viagem;
  • condições de tráfego;
  • custos operacionais.

Monitoramento de frota no sistema de gestão integrada

Por meio de sistemas de rastreamento e telemetria, o SGI possibilita o acompanhamento em tempo real da frota de veículos. Isso garante maior visibilidade das operações, facilitando a tomada de decisões assertivas dentro do processo.

Controle de estoque e inventário

O Sistema de Gestão Integrada deve incluir funcionalidades para gerenciar o estoque de cargas, controlando a entrada e saída de mercadorias.

Com isso, é possível evitar perdas e garantir a disponibilidade dos produtos para entrega.

Gestão de documentação e conformidade

O sistema deve facilitar o controle de documentos essenciais, como licenças, autorizações e certificações.

Dessa forma, é possível garantir a conformidade legal e regulatória das operações de transporte.

Gestão de manutenção de veículos para o sistema de gestão integrada

O Sistema de Gestão Integrada deve auxiliar no planejamento e registro das manutenções preventivas e corretivas dos veículos.

Com isso, é possível assegurar a sua condição adequada para as operações, o que aumenta a segurança da operação da frota.

Monitoramento de condições ambientais e de segurança

O SGI pode integrar sensores para monitorar a temperatura e condições ambientais das cargas.

Ainda podem fazer parte da ferramenta sistemas de segurança para prevenir roubos, acidentes e garantir a integridade das mercadorias.

Webinar: Prevenção de Acidentes: treinamentos e capacitação na prática no sistema de gestão integrada

Indicadores de desempenho (KPIs)

O SGI deve fornecer indicadores e métricas de desempenho, permitindo a análise da performance da empresa em relação a metas e padrões estabelecidos.

Treinamento e capacitação de motoristas

O sistema pode conter recursos para gerenciar o treinamento e a capacitação dos motoristas, assegurando que estejam bem preparados para as suas funções.

Gestão de ocorrências e incidentes

O SGI deve permitir o registro e acompanhamento de ocorrências, como acidentes, avarias ou atrasos, facilitando ações corretivas e preventivas.

Essas funcionalidades contribuem para uma gestão mais eficiente, segura e alinhada com os requisitos regulatórios do transporte de cargas, garantindo o sucesso e a confiabilidade das operações logísticas.

Open SIL e o controle total da sua operação logística

O Open SIL é um Sistema de Gestão Integrada que torna possível você ter uma visão completa da sua gestão logística.

A plataforma disponibiliza o monitoramento de todas as etapas do transporte, desde o planejamento da viagem até a sua entrega ao destino. Tudo isso em um dashboard prático e intuitivo, onde você tem acesso a todas as informações da operação de transporte em um só lugar.

Confira, a seguir, as funcionalidades exclusivas Open SIL!

Integração dos dados

O Open SIL é capaz de ser integrado com todas as ferramentas TMS e ERP do mercado.

As informações dos pedidos faturados e posições do GPS são usados para efetivar controles logísticos na operação.

Com isso, é possível assegurar a precisão das informações, aumentar a efetividade das tomadas de decisão da empresa, o que torna a gestão mais eficiente.

Visão padronizada

Um dos principais diferenciais do Open SIL é que ele é capaz de padronizar a interface com todos os modelos de rastreadores do mercado.

Com isso, é possível manter a eficiência da operação utilizando os serviços de diversas transportadoras e todas as marcas de rastreadores.

Logo, é possível ter uma visão geral da operação, centralizando os dados em uma única plataforma, não importando qual seja o hardware em operação no veículo.

Rastreabilidade on-line

No Open SIL é possível acompanhar todas as etapas, desde a coleta até a entrega, sem a necessidade de qualquer tipo de ação manual.

O sistema busca os dados do rastreador e faz o acompanhamento da carga em tempo real.

Controle de prazos para o sistema de gestão integrada

O Open SIL garante a entrega no prazo com o cumprimento da janela acordada. Dessa forma, é possível auditar a entrega de acordo com o que foi planejado.

Redução nas estadias e alertas de atraso

O sistema Open SIL emite alertas de possíveis atrasos, fazendo a verificação de quais viagens estão sujeitas a atrasos.

Com isso, é possível fazer novo cálculo da rota, com base na distância e no tempo para a chegada no local de carga ou descarga.

A ferramenta ainda permite fazer o controle de regras de estadia e alertar sobre o tempo de permanência fora do acordado.

Viu como um Sistema de Gestão Integrada para transportadoras pode otimizar toda a operação, gerando mais eficiência e lucros? Conte com a ajuda da solução Open SIL para aumentar a eficiência da logística na sua empresa!

Para entender quais os benefícios do OpenSIL para a sua operação e qual o processo de implementação, clique aqui e converse com nossos especialistas.

Leia também o nosso material completo com 10 motivos que fazem da Opentech a parceira ideial para elevar os resultados da sua operação.

A Opentech é referência no setor de gestão logística para o transporte de cargas, oferecendo soluções aliadas à mais alta tecnologia para nossos clientes alcançarem eficiência e agilidade nas suas operações.

To top