Processos de intralogística bem estruturados são fundamentais para garantir operações fluidas e eficientes.

Para isso, é necessário investir em ferramentas e soluções que otimizem os processos logísticos e integrem os setores para melhorar a visibilidade e o controle logístico interno.

Por meio desse processo, é possível aprimorar toda a cadeia logística desde o recebimento de pedidos até a distribuição dos produtos, evitando ocorrências de erros e atrasos.

Mas, como funciona a intralogística e quais as suas vantagens? É o que mostraremos para você no conteúdo a seguir. Acompanhe!

O que é intralogística?

Intralogística é o conjunto de processos e sistemas utilizados para gerenciar, otimizar e coordenar o fluxo de materiais, produtos e informações dentro de uma empresa.

Envolve atividades como:

  • armazenagem das mercadorias;
  • movimentação interna das cargas;
  • preparação de pedidos para cada transporte;
  • gestão de estoques dos produtos;
  • embalagem e distribuição interna.

A intralogística tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Esses processos são essenciais para garantir a fluidez e a integração das atividades logísticas internas da corporação. Dessa forma, é possível analisar os resultados, entendendo onde precisa melhorar e quais são os principais erros a serem prevenidos.

Quais são as vantagens de adotar a intralogística?

Ao adotar a intralogística, uma empresa pode usufruir de várias vantagens significativas, incluindo:

Maior controle operacional

A intralogística permite uma visão mais clara e controle sobre todas as operações internas de uma empresa. Isso envolve desde o recebimento de matéria-prima até a expedição do produto final.

Além disso, com a adoção da intralogística, também é possível acompanhar e aprimorar:

  • rastreamento de itens em estoque;
  • movimentação de mercadorias;
  • gestão de armazéns e inventários.

Redução de custos

Uma gestão eficiente da intralogística pode levar a uma redução nos custos operacionais, como custos de transporte, armazenamento e mão de obra. Isso pode ser alcançado a partir das seguintes ações:

  • otimização de rotas de movimentação interna;
  • redução de desperdícios;
  • melhorias na gestão de estoque.

Aumento da produtividade

A intralogística eficiente, de modo geral, resulta em processos mais ágeis e integrados, o que pode aumentar a produtividade da equipe. Para tanto, é possível contar com:

  • implementação de tecnologias como sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS);
  • automação de processos e uso de equipamentos mais eficientes.

Otimização dos processos logísticos

A intralogística envolve a análise e otimização de todos os processos internos de uma empresa, desde a recepção de matéria-prima até a distribuição do produto final.

Isso pode incluir:

  • reorganização de fluxos de trabalho;
  • implementação de tecnologias de informação e comunicação;
  • adoção de práticas mais eficientes de gestão de estoque.

Confira também nosso E-book com um glossário completo da cadeia logística para que você entenda todos os processos que envolvem toda a logística.

Redução de riscos e acidentes

Uma intralogística bem planejada e implementada pode contribuir para a redução de riscos operacionais e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Isso pode ser alcançado através de:

  • implementação de medidas de segurança adequadas;
  • treinamento de pessoal responsável por cada função;
  • adoção de tecnologias que reduzam a probabilidade de incidentes.

Como funciona a intralogística?

Na intralogística, as atividades se concentram na circulação e controle de materiais e dados dentro do espaço de armazenamento da empresa.

Nesta fase, o gerenciamento se torna central, sendo essencial para o êxito da distribuição.

O propósito principal é aprimorar o movimento dos produtos desde sua chegada até sua saída, visando garantir eficiência, qualidade e segurança ao longo do processo logístico.

Para operar de forma eficaz, é essencial ter uma gestão claramente definida.

Isso requer uma compreensão detalhada de todas as características do negócio, para determinar quais medidas devem ser tomadas.

Somente ao examinar de forma minuciosa as necessidades da empresa, será possível estabelecer as estratégias adequadas para a intralogística.

Entre os pontos que devem ser considerados para a intralogística funcionar estão:

  • transportes de distribuição;
  • sistema de armazenagem;
  • execução de cada operador logístico;
  • sistema de cross-docking.

Como a tecnologia pode auxiliar na melhoria da intralogística

A tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da intralogística, oferecendo soluções avançadas para otimizar os processos internos das empresas.

Algumas maneiras pelas quais a tecnologia pode melhorar a intralogística incluem a adoção de:

Sistemas de Gerenciamento de Armazém (WMS)

Estes sistemas automatizam e controlam as operações de armazenamento, permitindo:

  • melhor acompanhamento do inventário;
  • localização precisa de produtos;
  • otimização do espaço de armazenamento.

Tecnologia de Identificação Automática

Isso inclui a implementação de sistemas de monitoramento com códigos de barras, RFID (Identificação por Radiofrequência) e sistemas de leitura óptica e reconhecimento facial.

Essas ferramentas agilizam e tornam mais precisas as operações de recebimento, picking e expedição. Assim como facilitam a localização das mercadorias dentro da empresa, agilizando os processos de expedição.

Automação de processos

A utilização de robôs, transportadores automatizados e sistemas de picking automatizado reduzem a dependência de mão de obra manual.

Dessa forma, a equipe tem mais tempo para se concentrar em resultados e soluções estratégicas, visando melhorar a eficiência e precisão das operações.

Sistemas de rastreamento e monitoramento

Sistemas de rastreamento e monitoramento fornecem visibilidade em tempo real sobre o status das mercadorias em trânsito.

Isso possibilita uma melhor gestão das entregas e identificação precoce de possíveis problemas.

Além disso, também é importante para a equipe entender quais são as oportunidades de melhoria nos processos que envolvem a movimentação do material e sua distribuição.

Análise de Dados e Business Intelligence

A análise de dados coletados ao longo dos processos intralogísticos permite identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria.

Com isso, é possível tomar decisões baseadas em dados, que são mais estratégicas para a organização.
Assim, ao implementar um sistema de logística integrada, que combina tecnologias como os mencionados acima, as empresas podem melhorar de forma significativa seus processos logísticos.

Essa integração permite uma visão ampla e em tempo real de todas as operações, desde o recebimento de matéria-prima até a entrega ao cliente final.

Como resultado, os custos são reduzidos, os erros são minimizados e a eficiência geral da operação é maximizada.
Entendeu qual o papel da intralogística nas operações de transporte? Ao contar com um sistema de logística integrada é possível acomapanhar melhor os processos sua empresa, obtendo uma visibilidade estratégica para adotar medidas eficientes. Para isso, conheça o OpenSIL da Opentech.

A partir dele, é possível monitorar as informações da sua carga, reduzir o tempo médio das entregas e aumentar a eficiência da sua cadeia logística, em um só lugar. Clique aqui e entenda melhor como funciona.

Se preferir, você pode falar diretamente com a nossa equipe de especialistas para saber qual a solução ideal para a sua operação.

To top