Relações sociais, modelos de trabalho, métodos de ensino, produção industrial, varejo e serviços. Tudo foi impactado pelas transformações digitais com os software de logística.

No setor logístico não é diferente, mas nem todas as empresas sabem como maximizar os resultados com um software de logística.

A complexidade da cadeia de suprimentos requer soluções inteligentes para a automatização dos processos e a melhoria da visibilidade operacional. Ter informações em tempo real é determinante para garantir o sucesso das operações.

Se o objetivo é agilizar os processos de expedição e transporte, controlar estoques, organizar embarques e desembarques, garantir entregas no prazo combinado e aumentar o nível de satisfação dos clientes, a melhor estratégia é investir em tecnologia.

Quer saber como maximizar os resultados com um software de logística? Este artigo é para você. Saiba tudo sobre essa solução capaz de elevar a performance operacional e garantir a competitividade.

O que é software de logística?

Um software de logística é uma ferramenta tecnológica com recursos para automatizar os processos e maximizar resultados das empresas do setor.

Como? Reduzindo as atividades manuais, otimizando processos, fornecendo dados para a tomada de decisões, agilizando fluxos e etapas da cadeia logística, controlando a sinistralidade, reduzindo custos e garantindo a qualidade dos serviços.

Existem diferentes softwares para gestão logística que facilitam a rotina dos times e o trabalho da gestão. O ideal é que eles sejam integrados e que tenham diferentes funcionalidades, todas centralizadas. Com isso, fica mais fácil fazer o controle geral da operação.

Quais são os principais softwares logísticos?

  • Sistema de Gestão Empresarial (ERP): facilita a integração total das áreas e processos, auxiliando a troca de informações entre os setores. É facilmente integrado a outros programas como o TMS e WMS.
  • Sistema de Gestão de Transportes (TMS): indispensável na rotina de empresas que lidam com frota própria ou terceirizada, ajuda no planejamento e otimização dos processos de transporte.
  • Sistema de Gestão de Armazéns (WMS): organiza armazéns e estoques, auxiliando a administração de etapas como aquisição e recebimento de insumos, picking, embalagem, inventário, expedição etc.
  • Sistema de Monitoramento e Rastreamento de Cargas: permite localizar veículos e cargas, acompanhando as viagens em tempo real e confirmando as entregas.
  • Sistema de Roteirização: auxilia na definição das melhores rotas, otimiza os custos e é determinante para o cumprimento dos prazos de entrega.
  • Sistema de Gestão de Frotas: facilita o gerenciamento das manutenções veiculares e da vida útil de pneus, peças e componentes, monitora o consumo de combustível, auxilia no controle de escalas e condições dos caminhões.

Quais são os outros softwares de gestão?

  • Software de gestão financeira: faz o controle de entradas e saídas, organizando o fluxo financeiro.
  • Software de controle de estoque: ajuda no gerenciamento e recebimento de produtos, mercadorias, insumos e matéria-prima.
  • Software de gestão de vendas: facilita a administração de vendas e o relacionamento entre empresa e clientes.

A importância da visibilidade logística no software de logística

É difícil imaginar uma gestão logística eficiente e assertiva sem ampla visibilidade dos processos. Quando embarcadores, operadores, transportadores e clientes têm todas as informações necessárias, fica mais fácil fazer a gestão das operações.

Para maximizar resultados com um software de logística é fundamental garantir a visibilidade em tempo real. Ou seja, todas as informações do processo logístico devem estar integradas, organizadas e acessíveis.

Desta forma, a empresa consegue mais agilidade na tomada de decisões, aumentando inclusive a confiabilidade e, principalmente, identificando os gargalos do processo logístico.

A visibilidade logística torna o processo claro e transparente, além de munir a gestão com informações essenciais para o sucesso da operação.

Conheça o Open Sil: software de logística da Opentech

O Open SIL é o Sistema de Visibilidade Logística desenvolvido pela Opentech. A solução monitora todas as etapas do transporte: do planejamento e coleta à viagem e entregas.

A ferramenta possibilita uma atuação ativa com visão geral dos processos em tempo real. É um exemplo de como maximizar resultados com um software de logística.

Para quem é indicado o Open Sil?

O Open SIL é ideal para quem deseja melhorar a performance em suas operações logísticas, reduzir os custos e aumentar a competitividade. O sistema é capaz de elevar a 99% os índices de entrega no prazo e reduzir custos com estadia em até 50%.

Também controla o tempo de permanência nos pontos de parada por meio de alvos eletrônicos e fornece ao gestor informações estratégicas para a gestão de frete e o rastreamento de cargas, aumentando a produtividade.

Empresas que desejam maximizar resultados com um software logístico tem no Open SIL a ferramenta capaz de automatizar os processos, ampliar a visibilidade operacional, reduzir custos e melhorar a eficácia dos serviços, garantindo o SLA e, naturalmente, a satisfação dos clientes.

Leia aqui:

10 benefícios do Open SIL, o software de logística da Opentech

Integração completa

Acesso a informações em uma única plataforma e integração com todos os ERP e TMS do mercado.

Rastreabilidade online

Acompanhamento da operação em tempo real, desde a coleta até a entrega. Não tem necessidade de intervenção manual, já que o sistema busca dados diretamente do rastreador.

Redução nas estadias

Alertas sobre viagens com possibilidade de atraso, recálculo da distância e tempo de chegada no local de carga ou descarga, controle das regras de estadia e dados sobre o tempo de permanência no local fora do combinado.

Precisão nas informações

Controles logísticos feitos a partir de dados confiáveis, acesso a relatórios gerenciais e dashboards para o acompanhamento de KPIs, mais precisão das informações para uma gestão eficaz.

Visão padronizada

Interface com todos os rastreadores, garantindo uma visão centralizada em portal único, independentemente do hardware instalado no caminhão.

Controle de prazos

Uso de alvos eletrônicos (geocercas) para validação do cumprimento das janelas de entrega, com possibilidade de auditorias de tudo o que foi planejado.

Redução de custos

Identificação de situações que geram gastos excessivos: multas, pedágios e outras despesas, controle sobre o tempo que o motorista fica parado, abastecimentos, jornadas de trabalho e planejamento de rotas.

Otimização da frota

Visibilidade sobre o status da frota, veículos disponíveis, ociosidade, necessidade de contratação de terceiros, rotas possíveis e transportadores aptos a realizar o serviço.

Padronização de processos

Redução das atividades manuais, menos erros e retrabalhos, eliminação de gargalos e desperdícios, mais agilidade e eficiência.

Dashboards

Informações integradas, acessíveis e personalizadas para as operações de cada cliente, com integração de dados gerados em outros sistemas como ERP e TMS.

Por que investir no software de logística Open SIL?

Você já viu que é possível maximizar resultados com um software logístico e o Open SIL tem todas as funcionalidades necessárias às operações de transporte de cargas.

Ao investir no Open SIL sua empresa garante um serviço mais eficiente e seguro, melhorando o nível de eficiência e performance. O resultado? Mais maturidade na operação logística, reconhecimento do mercado, consolidação da marca e novos negócios fechados.

Portanto, se você quer se diferenciar da concorrência, deve maximizar resultados com um software de logística e avaliar constantemente o nível de maturidade da sua operação.

A Opentech pode ajudar nessas duas tarefas com o software de logística

Quer saber quais são os gargalos que você precisa resolver?

Descubra o nível de maturidade da sua operação logística

Quer maximizar os resultados com um software de logística?

Conheça o Open SIL.

Quer saber mais sobre como os softwares podem ajudar a melhorar sua gestão?

Fale agora com um especialista da Opentech!

To top