O setor logístico é extremamente complexo, e lidar com todas as vulnerabilidades e exigências do mercado, além de elevar a performance das operações, pode ser uma tarefa complicada para quem não utiliza bons softwares de gestão logística.

Felizmente, a tecnologia é uma grande aliada e existem soluções para automatizar processos, agilizar rotinas, aumentar a visibilidade, minimizar riscos, evitar erros, ampliar a segurança e aperfeiçoar a gestão, focando na qualidade e na competitividade.

Hoje, os softwares para gestão logística auxiliam em diversas frentes e, com eles, é possível obter excelência na gestão de riscos, transportes, armazenagens, rastreamento de entregas, roteirização, gestão de frotas, monitoramento de cargas, gestão empresarial, controle de temperatura e programação de fretes, por exemplo.

Quais são os principais softwares para logística e, porque devem receber investimentos?

Atualmente, no cenário logístico brasileiro, a única forma de se destacar diante da concorrência é apostando em tecnologia.

Investir em softwares para gestão logística coloca a sua empresa em outro patamar, e o objetivo principal é, ajudar na assertividade das entregas, com prazos e preços reduzidos, usando a máxima eficiência.

Os softwares para gestão logística automatizam as atividades, melhoram a tomada de decisões, garantem agilidade nos processos logísticos, menores taxas de erros, controle nos índices de sinistralidade, qualidade nos serviços oferecidos e, evidentemente, facilita o trabalho dos times e da gestão.

Definitivamente, logística não se faz com intuição. A implantação de novas tecnologias é uma questão de sobrevivência neste mercado altamente competitivo. Confira quais são os 7 principais softwares de gestão logística:

ERP – Sistema de Gestão Empresarial

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que automatiza e agiliza as rotinas empresariais.

Além de acelerar processos, reduzir erros e permitir que as pessoas se dediquem a atividades mais estratégicas, o ERP organiza e armazena os dados da empresa, facilitando o fluxo de informações entre as áreas.

Dessa forma, a gestão pode alinhar demandas, torna a comunicação mais ágil e centraliza os dados da operação. Com o ERP, a empresa perde um software para cada atividade e concentra todo o processo de maneira organizada, inteligente e acessível.

Um software de gestão empresarial amplia a visibilidade geral e funciona como um integrador de atividades.

Em um setor tão dinâmico e com tantas exigências, a implementação deste software melhora o controle dos dados, o ritmo de trabalho, a assertividade e, evidentemente, os resultados.

O ERP é um sistema amplo e abrangente para a gestão logística.

Ele pode ser integrado a outros inúmeros softwares a serviço da logística e do transporte de cargas. A solução reúne processos financeiros como, a emissão de notas fiscais; contas a pagar; contas a receber; serviços operacionais e controle de produção.

O ERP agrupa informações de recursos humanos, incluindo dados de colaboradores; feedbacks; avaliações e informações sobre salários; férias e atestados.

Pode ser implantado em módulos, atendendo gradativamente às demandas e sendo integrado a outros sistemas já em operação.

Sendo assim, todos os dados necessários para o bom andamento das atividades ficam concentrados e podem ser acessados facilmente.

A integração de ERPs com o Business Intelligence (BI), vem sendo utilizado por empresas do setor logístico e é uma alternativa a ser considerada por quem busca agilidade, precisão, controle e aumento da performance.

TMS – Sistema de Gestão de Transporte

O Sistema de Gestão de Transporte (ou TMS, Transportation Management System) é um software dedicado ao gerenciamento das operações de transporte e atua, normalmente, integrado a um ERP.

O TMS tem como função essencial controlar o fluxo logístico da empresa e pode ser customizado.

Sua divisão em módulos se adapta às necessidades do negócio, fazendo a conexão entre informações operacionais, contábeis, financeiras e fiscais, incluindo a emissão de documentos fundamentais para o transporte de cargas, como o CT-e.

O Sistema de Gestão de Transporte ajuda a gestão aumentando a qualidade, produtividade e assertividade na distribuição de mercadorias.

Empresas que querem automatizar tarefas rotineiras, ter mais eficiência e fazer o cruzamento de dados gerenciais precisam ter um sistema TMS.

Com essa solução é possível, inclusive, simular cenários e definir as estratégias que melhor se encaixam nas metas do negócio.

Leia aqui sobre o Sistema TMS: o que é e qual sua importância para a logística.

WMS – Sistema de Gestão de Armazéns

O WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gestão de armazéns que, possibilita o gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo vendas, espaço utilizado no armazém e controle de estoque.

Essa tecnologia permite a circulação de informações em tempo real sobre o fluxo de mercadorias e a otimização dos armazéns e centros de distribuição.

O sistema pode ser conectado a leitores de código de barras, dispositivos móveis e redes internas que alimentam uma base de dados.

O WMS sincroniza as informações e permite que os dados sobre o fluxo de estoques e a ocupação dos espaços e prateleiras sejam compartilhados e usados de forma inteligente. Com isso, a etapa de armazenagem é otimizada e há redução de áreas ociosas.

Outra vantagem é que a solução permite automatizar os inventários, reduzindo as margens de erro.

Na etapa de distribuição, após a concretização de uma venda, o WMS indica o CD mais próximo para a retirada da mercadoria, diminuindo os custos com frete e, após a entrega, emite uma confirmação de que a mercadoria chegou ao destino.

Empresas que utilizam o WMS em toda a sua potencialidade, têm ganhos na gestão de espaços, processamento de pedidos, agilidade na separação dos produtos, assertividade na conferência da entrega e conseguem lidar — e reduzir significativamente —  o volume de devoluções.

Tendências e desafios na segurança

Softwares para gestão logística para frotas

Toda empresa com uma frota, seja qual for o tamanho, precisa gerenciar a produtividade, a ociosidade, as condições dos veículos, os custos envolvidos, o desempenho e a jornada dos motoristas, além de possuir planos de manutenção preventiva.

O sistema de gestão de frotas é uma ferramenta capaz de organizar e centralizar todas essas informações.

Com base nos dados fornecidos pelo software é possível analisar os indicadores e ajustar como os veículos estão sendo utilizados.

A atuação e e a eficiência operacional são melhoradas, permitindo a redução de custos e fazendo com que os clientes fiquem satisfeitos com o tempo de entrega, no prazo.

Desse modo, como outros sistemas para gestão logística, essa solução é customizada e dividida em módulos que podem, por exemplo:

  • Controlar os prazos de revisão, troca de peças, de componentes e fluídos dos veículos;
  • Reduzir a ociosidade da frota;
  • Fazer a gestão dos planos de manutenção preventiva e corretiva;
  • Organizar a escala de trabalho e controlar as jornadas, conforme a Lei do Motorista;
  • Criar classificação de motoristas segundo o desempenho, sinistralidade, performance e identificar necessidade de treinamentos;
  • Mapear e reduzir os custos envolvidos no transporte;
  • Fazer a gestão do consumo de combustível e monitorar os abastecimentos;
  • Gerenciar o tempo de vida dos pneus, necessidade da troca e controle de rodízios;
  • É possível acompanhar a posição do veículo, integrando sistemas de monitoramento e telemetria, incluir dados como a distância percorrida, excesso de velocidade, ignição ligada ou desligada, geolocalização, cercas virtuais e alerta.

Softwares para gestão logística para roteirização

Para reduzir a distância e o tempo entre um ponto e outro, agilizando as entregas sem renunciar à segurança, é importante investir em um sistema de roteirização.

O investimento leva à redução dos custos logísticos, visto que, aplica a inteligência na escolha dos melhores trajetos.

Transportadoras devem priorizar o uso de sistemas de roteirização, pois, além de melhorarem a qualidade da viagem, eles fazem a previsão de chegada e saída.

Os sistemas acompanham restrições de tráfego e estradas preferenciais, número de curvas, semáforos ou interseções no caminho, horários mais seguros para o tráfego no trecho e verificam a previsão do tempo.

Logo, para quem busca redução de custos, maior lucratividade, agilidade e qualidade nas entregas, assim como, melhoria contínua no controle de jornadas e frotas, mais segurança e escolha de rotas inteligentes – contribuindo, inclusive, para que os caminhões não voltem vazios – o sistema de roteirização é necessário.

Criar rotas seguras e “mais curtas” pode ser desafiador, e conta com tantas variáveis que só os softwares para gestão logística podem equacionar.

Além disso, há softwares de roteirização capazes de auxiliar em um planejamento mais amplo que envolve a carga e descarga das mercadorias, controle de combustível e gastos com pedágio, infraestrutura no trajeto e pontos de parada mais seguros.

Sistema de Controle de Temperatura – Open SIL

Fazer a armazenagem e o transporte de mercadorias resfriadas e frigorificadas é um desafio para o setor logístico, muitos produtos perdem qualidade e estragam em temperatura ambiente.

Frutas, carnes, peixes, legumes, laticínios, sorvetes, congelados e medicamentos, precisa viajar em temperatura controlada.

Em um país tropical com as dimensões do Brasil, em que o meio rodoviário é o principal modal de transporte de cargas, o sistema de controle de temperatura é uma condição.

Em todo o processo logístico que envolve carga refrigerada ou frigorifica, a etapa de transporte é a mais delicada e vulnerável.

Os veículos precisam ser adaptados para essa categoria de operação, com monitoramento da temperatura durante toda a viagem, em tempo real.

Para garantir o sucesso no transporte de cargas frias, a frota deve contar com sistemas de refrigeração que garantam a temperatura indicada para cada classe de produto, além de sensores que sinalizam se as mercadorias estão padronizadas corretamente.

As informações da viagem e da carga são enviadas para a central de monitoramento e, o alerta indica qualquer anormalidade ou desvio na temperatura, ou falhas dos equipamentos.

A responsabilidade pela qualidade das mercadorias refrigeradas ou frigorificadas é de todos, ou seja, os transportadores têm obrigações e regras a seguir.

Sistemas de monitoramento de refrigeração para gestão logística

O sistema de controle de temperatura é ideal para garantir a qualidade das mercadorias no acondicionamento, embarque, viagem e entrega.

O Open SIL, possui uma seção completa para o controle de temperatura, fazendo o monitoramento em tempo real e observando os desvios de parâmetros aceitáveis por tipo de mercadoria.

O software conta com alertas de temperatura e, se houver alguma inconformidade, avisos são disparados para que a temperatura seja reajustada imediatamente.

A solução proporciona 80% de redução nas perdas de cargas frigorificas, por meio do acompanhamento de transportes que estejam fora dos parâmetros aceitáveis ou controles eficientes de temperatura.

O módulo de controle de temperatura do Open SIL, mantém um histórico online da variação do clima da carga por meio de relatórios gráficos e podem ser acessados a qualquer hora.

Leia também o artigo sobre: Transporte de alimentos congelados, como funciona e quais os cuidados necessários

Onde se perde dinheiro e quais os desafios da gestão de frotas

Open SIL – Visibilidade logística

O Sistema de Rastreamento, é um importante aliado no acompanhamento de veículos e cargas, em tempo real.

Por meio deste moderno sistema de visibilidade logística, as empresas obtêm os recursos necessários para o monitoramento de todas as etapas do transporte, do planejamento à entrega, desde a coleta até a viagem.

O Open SIL, monitora os veículos em deslocamento fazendo a integração com rastreadores e aplicativos.

Os índices podem ser elevados em 99% de entregas no prazo e a redução dos custos com estadia em até 50%, além disso, é possível controlar o tempo de permanência nos pontos de parada por meio de alvos eletrônicos.

O Open SIL engloba todos os TMS e ERPs do mercado, desse modo, uma única plataforma executa o controle logístico com precisão.

Em suma, os locais de coleta e entrega da empresa são transformados em alvos eletrônicos (geocerca) no sistema.

Os dashboards do Open SIL são, customizáveis para cada tipo de operação e consolidados com dados gerados por outros softwares para gestão logística.

Sistema de Programação de Cargas

Se a regra é reduzir custos e otimizar as entregas, nada melhor do que um Sistema de Programação de Cargas.

Responsável por auxiliar e automatizar a contratação de fornecedores de transporte e fazer a distribuição da oferta de cargas entre os transportadores cadastrados, considerando o melhor custo-benefício.

Com a programação de cargas é possível reduzir em até 50% as demandas operacionais de seleção de transportadoras e despacho de mercadorias, economizar 20% dos custos com transporte e diminuir em 25% o tempo dedicado a seleção e contratação de fornecedores de transporte.

O sistema atua com base nos custos e rotas, respeitando o desenho das regras de negócio, oferece uma visão atualizada e digitalizada sobre programações e agendamentos de cargas e descargas nas plantas industriais, depósitos e centros de distribuição.

Algumas vantagens:

  • Redução no tempo e custo de contratação de frete;
  • Identificação inteligente dos veículos próximos;
  • Auditoria dos registros de negociação;
  • Padronização e automatização dos processos;
  • Melhoria e aumento do compliance.

Leia também: Contratação de frete rodoviário: como fazer.

O mundo é digital e a logística também!

Em um contexto em que há tantas transformações digitais e alta competitividade, as empresas não podem ignorar as vantagens da tecnologia.

Os softwares para gestão logística têm se mostrado essenciais para tornar as operações mais ágeis, enxutas, automatizadas, confiáveis e rentáveis.

Se você busca boa performance, aposte em softwares para gestão logística, aprimore suas operações e, naturalmente, a satisfação dos seus clientes aumentará, bem como sua reputação e reconhecimento no mercado.

Para saber mais sobre soluções especializadas para a gestão logística e o gerenciamento de riscos, conte com quem é líder! Fale com um dos especialistas da Opentech.

To top