Planejamento logístico na Black Friday: como atender demandas sazonais
A Black Friday é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Ainda que seja no final de cada ano, as empresas de transporte precisam de um planejamento logístico de longo prazo para atender as demandas.
A sazonalidade dita o ritmo da movimentação de cargas em diferentes segmentos.
Da mesma forma, torna as datas comerciais uma excelente oportunidade para que as empresas de transporte incrementem o faturamento.
Tudo isso, é claro, se fizerem um bom planejamento logístico.
Afinal, os resultados dependem de alinhamento estratégico que leve em conta as expectativas dos clientes sem negligenciar indicadores como produtividade, qualidade, agilidade e prazos de entregas.
Neste artigo vamos mostrar como o planejamento logístico é decisivo para evitar problemas em datas como a Black Friday e as razões para definir as estratégias com antecedência. Anote as dicas e faça bons negócios!
Crescimento das demandas na Black Friday
A pandemia acelerou a tendência de compras pela internet e as vendas no e-commerce dispararam nos últimos anos.
Na edição 2022 da Black Friday as vendas online cresceram 21,1%, enquanto o faturamento nas lojas físicas aumentou 5,4%.
Independentemente do canal escolhido pelo consumidor, o faturamento durante a Black Friday 2022 superou R$ 3,9 bilhões.
As compras foram variadas: de eletrônicos e eletrodomésticos a moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas.
Além de ser uma data tradicional para o comércio, outros eventos – como a Copa do Mundo, por exemplo – levaram a novas demandas.
Dados da Neotrust indicam que os aparelhos de televisão de 50 e 55 polegadas foram responsáveis por 46% do faturamento do setor.
Sem entender essas dinâmicas do mercado e os fatores que influenciam o varejo – e consequentemente o setor de transporte – fica difícil acertar no planejamento logístico.
Planejamento logístico reduz reclamação de consumidores em época de Black Friday
O planejamento logístico na Black Friday ajuda na eficiência das operações e melhora o nível de satisfação dos clientes.
Afinal, não adianta se empolgar com as projeções que indicam crescimento recorde no faturamento de fim do ano se sua empresa for uma das líderes em reclamações dos consumidores por atrasos na entrega.
O atraso e a não entrega dos pedidos foram responsáveis por 37% das queixas recebidas pelo Procon-SP na Black Friday 2022.
Mercadorias com defeito, entrega errada, dificuldade de comunicação, pedido entregue incompleto ou produtos com danos lideram o ranking de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
Para evitar que embarcadores e transportadores entrem nessa lista, a melhor alternativa é fazer um planejamento logístico anual, prevendo todas as datas de maior movimentação de cargas.
Com esse cenário desenhado, fica mais fácil se preparar.
Leia aqui: Boas práticas de gestão de transportes para embarcadores.
Como fazer o transporte eficiente na Black Friday?
Em eventos complexos como a Black Friday, quando o volume de mercadorias transportadas no país aumenta consideravelmente, a exigência sobre o setor de movimentação de cargas cresce.
Como vimos, o planejamento logístico anual é capaz de nortear as estratégias e ações necessárias para épocas como a Black Friday.
Somem-se a isso a ampliação da visibilidade logística, o gerenciamento de risco e a integração de sistemas de gestão logística e sua empresa certamente sairá na frente da concorrência.
Desafios da Black Friday
A Black Friday não é um desafio apenas para quem tem metas comerciais a bater ou porque movimenta um volume de mercadorias excessivamente acima da média.
A questão diz respeito também aos prazos e aos custos.
O raciocínio é simples: com mais carga e menos tempo para as entregas é preciso adotar medidas para reduzir os custos e a ociosidade da frota.
Assim, a produtividade e o lucro são garantidos.
Na Black Friday, em poucas horas, milhões de pedidos são realizados e levar as mercadorias de Norte a Sul do país representa uma responsabilidade imensa para quem atua no setor de transporte e logística.
Para gerenciar tudo de forma eficiente, com visão de negócio, voltamos ao tema central deste artigo: a importância do planejamento logístico.
Só acompanhando a operação passo a passo, em tempo real, é possível tomar as decisões mais corretas. Para isso é preciso ter olhos em todas as etapas e processos da cadeia logística.
E se você já concluiu que é humanamente impossível gerenciar sozinho uma operação tão complexa como a Black Friday, a boa notícia é que ao aliar planejamento estratégico e tecnologia, a tarefa fica menos árdua.
Dicas para fazer o planejamento logístico para a Black Friday
O planejamento logístico é uma das etapas mais importantes para as empresas que querem aumentar o faturamento e lançar novos produtos e serviços durante a Black Friday.
Mas como fazer o melhor planejamento logístico em datas de grande apelo comercial? Confira as nossas dicas, proporcione uma boa experiência ao cliente e potencialize o seu faturamento.
Análise de mercado
O planejamento logístico começa com a análise do histórico de vendas e dos serviços realizados em anos anteriores e as estimativas para o novo ano.
Com base nas experiências passadas, na identificação dos erros e acertos e nas projeções de mercado, é necessário adquirir matéria-prima, preparar o estoque, treinar a equipe, investir em divulgação e ter canais de venda eficientes.
Definição de preços e prazos
Não adianta cobrar menos para “vencer” a concorrência ou prometer prazos de entrega inatingíveis. Use dados de realidade para manter a sustentabilidade do negócio e não criar falsas expectativas nos clientes.
Para isso, dimensione as demandas e esteja preparado para lidar com o crescimento nas vendas, número de viagens e entregas.
Gerenciamento do estoque
O planejamento logístico para a Black Friday requer ferramentas para fazer o gerenciamento dos estoques. As vendas não podem ser prejudicadas por falta de mercadorias, mas encerrar as promoções com estoques lotados afeta o capital de giro e pode levar a prejuízos.
Invista em sistemas de gestão de estoque e armazéns.
Sinergia com o setor de transportes
A falta de mercadoria no estoque leva a outro problema: atrasos na entrega. Naturalmente, esse fator aumenta o número de reclamações dos clientes e expõe uma fragilidade da empresa, comprometendo a credibilidade e a reputação da marca.
Por isso, além da gestão do armazém é necessário prever no planejamento logístico o suporte de transportadoras experientes e comprometidas, que ajudem a resolver os problemas e não tragam novas dificuldades ao processo.
Investimento em tecnologia
Não há planejamento logístico ideal sem o uso de tecnologias para automação de processos, integração de sistemas e otimização do tempo. Com a digitalização das programações, por exemplo, fica mais fácil fazer os agendamentos para coleta e entrega.
A tecnologia também torna a definição de rotas mais adequada, aumenta a segurança nas viagens e reduz os custos.
Melhoria da visibilidade e da comunicação
Quer fazer um planejamento logístico adequado para a Black Friday? Aprimore a comunicação com os envolvidos no processo, tenha canais para uma comunicação ágil com clientes e mantenha a visibilidade operacional em tempo real.
Otimização da frota
Em épocas de grande demanda, reduzir a ociosidade, otimizar a frota e melhorar a fluidez na movimentação de caminhões e cargas no pátio são medidas fundamentais.
Tudo isso pode ser previsto e ajustado se sua empresa fizer o planejamento logístico para a Black Friday com antecedência e contar com tecnologias e soluções customizadas para o setor de transportes.
Dois pontos fundamentais no planejamento logístico na Black Friday
Para se sair bem durante a Black Friday, dois grandes pontos são essenciais:
Visibilidade Logística na Black Friday
Para evitar prejuízos e garantir entregas perfeitas durante a Black Friday – ou em qualquer época do ano –, o foco deve ser o planejamento estratégico e a visibilidade logística.
Saiba mais sobre a visibilidade logística em um conteúdo exclusivo.
Para chegar ao destino sem percalços, o trabalho começa cedo. Com visão geral dos processos, sua empresa terá tudo “redondinho” e ajustado, fazendo a engrenagem fluir natural e perfeitamente.
Uma entrega exemplar requer:
- gestão de suprimentos/compras, matéria-prima e estoque;
- gerenciamento dos centros de distribuição e/ou armazéns;
- sinergia entre as equipes comerciais e operacionais;
- controle dos processos de embarque e desembarque;
- planos de gerenciamento de risco (definição de rotas seguras, treinamentos, planos de prevenção de acidentes etc.);
- definição de indicadores de desempenho;
- planejamento estratégico.
Tudo isso garante a tão necessária e desejada visibilidade e melhora as operações logísticas do início ao fim.
Seleção de Fornecedores na Black Friday
Se você domina 100% a sua operação, não será surpreendido por “problemas escondidos sob o tapete”. A questão é quando você depende de terceiros.
Mesmo com tudo em dia nos processos internos, selecionar bem os parceiros e fornecedores faz parte do planejamento logístico. Seja como for, é a sua marca sendo representada por outra empresa.
Portanto, se para os consumidores a entrega assume protagonismo na Black Friday, a escolha de transportadores merece o máximo cuidado. A credibilidade leva anos para ser conquistada, mas se perde em um piscar de olhos.
Tecnologia para ajudar no planejamento logístico na Black Friday
Durante a Black Friday – e em todos os outros períodos com pico de demanda -, a eficiência na movimentação das cargas depende do grau de visibilidade logística empregada, da gestão operacional e da seleção eficaz de parceiros, sejam eles gerenciadores de risco, operadores logísticos, transportadores ou corretores de seguro.
Líder em operações complexas e multimodais, a Opentech é especialista em gerenciamento de risco e gestão logística.
As soluções desenvolvidas pela empresa incluem monitoramento e rastreamento de cargas, roteirização, ampla visibilidade em tempo real, torre de controle, serviço de inteligência e pronta-resposta, controle de temperatura, dashboard logístico, Cadastro de motoristas, treinamentos e programas de prevenção de sinistros.
Conheça as principais soluções da Opentech:
Open SIL
Sistema integrado que possibilita uma atuação ativa com visibilidade em tempo real para monitoramento logístico de veículos e cargas.
Torre de controle
Junção de pessoas, processos e tecnologia para operacionalização e gestão logística de uma operação em tempo real para decisões mais assertivas.
Dashboard
Gestão à vista e visibilidade dos principais indicadores da sua operação para tornar mais ágil e adequada a tomada de decisão.
Leia aqui: A importância do uso de dashboard logístico.
Controle de Temperatura
Monitoramento em tempo real que observa os desvios dos parâmetros aceitáveis de temperatura por tipo de produto.
Rastreamento
Monitoramento de viagens com apoio de inteligência artificial e visibilidade de quebras de procedimentos em sua operação, permitindo a atuação imediata da central para eliminação da exposição ao risco.
Inteligência e investigação
Time dedicado 24 horas, com força de campo, estudos e auditoria de processos. Tudo isso visando mapear riscos e reduzir a exposição no transporte, com mais prevenção e aumento no índice de recuperação de cargas.
Checklist
Sistema de ação com sensores e atuadores para conferência preventiva da viagem, tornando mais eficiente e confiável o transporte da carga.
Cadastro de motoristas
Com o Cadastro, realizamos verificações mais abrangentes e completas, reduzindo riscos e proporcionando proteção adicional às operações logísticas, aliando inteligência artificial e metodologia única da nstech
PPA
Programa de prevenção de acidentes que une ações, treinamentos, sistemas e análises através de dados para melhorar a qualidade da operação.
Universidade
Ambiente on-line de ensino (EaD) com cursos e treinamentos voltados para área de transporte, logística e gerenciamento de riscos, além de cursos customizados para operações complexas.
Quer saber mais sobre planejamento logístico na Black Friday e ainda customizar soluções para o seu negócio? Conte com a Opentech!
Para falar com um especialista, acesse aqui.