A logística sustentável tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, já que a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais uma necessidade.

Por isso, é preciso ter em mente que a sustentabilidade na logística não é apenas uma tendência. E o seu grande desafio é aliar a redução dos impactos ambientais e sociais com o ganho de eficiência.

Portanto, confira no conteúdo a seguir quais são as boas práticas que podem ser adotadas pelas transportadoras para implementar com sucesso a logística sustentável. Acompanhe!

Qual a importância de adotar a logística sustentável na transportadora

A indústria de transporte é uma grande emissora de poluentes e gases de efeito estufa. Por isso, a adoção de práticas sustentáveis ajuda a mitigar esses efeitos negativos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Algumas dessas ações são o uso de veículos mais eficientes em termos de combustível e a otimização de rotas, por exemplo.

Além disso, a logística sustentável também pode gerar benefícios econômicos para a transportadora, além da:

  • redução de desperdícios;
  • otimização de recursos;
  • eficiência operacional.

A logística sustentável ainda pode levar a uma diminuição dos custos operacionais, resultando em maior rentabilidade a longo prazo.

Infográfico - principais formas de reduzir os custos logísticos - Opentech

Ao adotar ações que vão em prol da sustentabilidade, você também demonstra a responsabilidade social da empresa transportadora, criando um ambiente de negócios mais ético, gerando uma boa reputação no mercado.

Vale lembrar que a logística sustentável deve fazer parte de toda a cadeia logística, desde o transporte de matérias-primas até o last mile.

Atual cenário da logística sustentável no transporte de cargas

O cenário da logística sustentável no transporte de cargas tem evoluído significativamente nos últimos anos. Ele está sendo impulsionado por uma crescente conscientização ambiental e regulamentações mais rígidas.

Assim, muitas transportadoras estão adotando práticas sustentáveis, como:

  • a utilização de veículos mais eficientes em termos de combustível;
  • a otimização de rotas;
  •  a redução de emissões de carbono;
  • o uso de fontes de energia alternativa, como veículos elétricos ou movidos a hidrogênio.

Além disso, a gestão eficiente de recursos, a redução de resíduos e a implementação de embalagens sustentáveis também fazem parte desse cenário.

Logística tradicional e logística sustentável: o que muda

A principal diferença entre a logística tradicional e a logística sustentável é a abordagem adotada para a gestão das operações de transporte e cadeia de suprimentos.

Enquanto a logística tradicional prioriza a eficiência operacional e a redução de custos como objetivos principais, a logística sustentável coloca um foco igualmente forte na responsabilidade ambiental e social.

Isso significa que, na logística sustentável:

  • há uma ênfase significativa na redução das emissões de carbono;
  • no uso eficiente de recursos naturais;
  • na minimização de resíduos;
  • na escolha de veículos e práticas que tenham um impacto ambiental mais baixo.

Além disso, a logística sustentável busca construir uma imagem de marca positiva ao atrair clientes e parceiros de negócios que valorizam a sustentabilidade, o que contribui para uma visão de negócios mais ética e responsável.

Boas práticas para implementar a logística sustentável na transportadora

Confira abaixo as boas práticas que separamos para que você entenda como funcionam, podendo implementar na sua operação. Acompanhe!

Logística sustentável e reversa

Ao adotar um sistema eficiente de logística reversa, você consegue garantir a coleta e retorno de produtos e materiais após seu uso. Essa ação pode incentivar atividades como:

  • reciclagem;
  • reutilização;
  • descarte adequado.

Todas essas ações reduzem o desperdício e promovem a sustentabilidade.

Manutenção de veículos em dia

A manutenção regular da frota de veículos é crucial para garantir que eles estejam operando de forma eficiente. Isso garante a redução das emissões de poluentes e melhora a eficiência do combustível.

Rotas inteligentes

Utilizar sistemas de roteamento inteligente ajuda a otimizar as rotas, reduzir distâncias percorridas e economizar combustível, tempo e recursos.

Visibilidade logística

Ter visibilidade em tempo real sobre o status das operações de transporte e a localização da carga contribui para a tomar decisões estratégicas assertivas e ajuda a evitar atrasos desnecessários.

Controle de qualidade de combustíveis

Monitorar e garantir a qualidade dos combustíveis utilizados pela frota pode aumentar a eficiência do consumo e reduzir emissões prejudiciais ao meio ambiente.

Webinar Opentech Como fazer uma gestão inteligente de custos com combustível?

Equipagem de veículos

Investir em tecnologias como sistemas de gestão de frota, rastreamento GPS e sensores de eficiência de combustível contribui para melhorar o desempenho dos veículos e a segurança das operações.

Renovação de frota

Substituir veículos mais antigos por modelos mais eficientes em termos de combustível, e menos poluentes, ajuda a tornar a operação de transporte mais sustentável.

Capacitação de motoristas

Treinar motoristas em práticas de direção econômica e segura pode reduzir o consumo de combustível, o desgaste dos veículos e o número de acidentes.

Utilizar a carga lotação

Maximizar a capacidade de carga dos veículos, evitando cargas parciais ou espaços desperdiçados, reduz a necessidade de viagens adicionais e economiza combustível.

Integração de sistemas

Integrar sistemas de gerenciamento de transporte, gestão de estoque, informações sobre fornecedores e clientes, melhora a eficiência operacional, além de reduzir o desperdício.

Logo, a implementação dessas práticas pode ajudar a transportadora a alcançar seus objetivos de logística sustentável, reduzir custos, minimizar o impacto ambiental e fortalecer a imagem da transportadora no mercado.

Entendeu como as boas práticas de logística sustentável contribuem para o sucesso da gestão de transporte? Ao contar com as tecnologias certas e a ajuda de especialistas, todo o processo fica muito mais fácil!

E para garantir a eficiência e segurança da operação na logística sustentável, conte com a Opentech. Somos especialistas em soluções para Gerenciamento de Risco e Gestão Logística. Nossa ação é orientada à inovação tecnológica, com foco em alta performance. Clique aqui e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

To top