A logística integrada tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas de transporte. Ela permite o acompanhamento de toda a cadeia de produção até a distribuição dos produtos.

Desse modo, com a transformação digital, aliada às novas tendências do mercado, a logística integrada impulsiona grandes mudanças no setor de transporte.

Para ajudar você a entender melhor o que é logística integrada e quais são as ferramentas essenciais para ter sucesso na operação, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é a logística integrada no transporte?

A logística integrada é o gerenciamento estratégico da cadeia de suprimentos, sendo considerada um novo paradigma da gestão logística. Pois, é baseada na interatividade entre todos os processos relacionados ao setor logístico.

Na prática, significa que toda a cadeia de suprimentos de uma organização deve ser considerada, como:

  • os processos internos de gestão de fornecedores;
  • setor de produção;
  • transporte;
  • controle dos produtos;
  • relação com os clientes finais.

Após saber dessas informações, o processo de entender o conceito de logística integrada se torna mais claro. Vale ressaltar que ele envolve a Logística e o Supply Chain.

Todos os processos diferem do que se costumava apresentar há alguns anos, quando a logística resumia-se ao armazenamento e ao transporte de produtos.

Qual a importância de manter a logística integrada na transportadora?

Com uma logística integrada eficiente, é possível garantir mais qualidade para os processos da empresa.

Através dela é possível ter visibilidade de todo o fluxo operacional, mantendo os dados centralizados.

É nesse sentido que a torre logística tem o seu papel, por permitir controlar as ações em campo para corrigir falhas e otimizar a operação.

Assim, a redução de custos é um dos principais benefícios da logística integrada, a sua gestão correta possibilita visualizar os gaps e falhas nos processos da cadeia de suprimentos que podem gerar prejuízos para o negócio.

Descubra em qual estágio está a sua operação logística

Principais ferramentas para garantir uma logística integrada

Quando o assunto são ferramentas essenciais para garantir a eficiência logística, podemos destacar algumas soluções. Acompanhe a seguir!

TMS — Transportation Management System

Um TMS ou Sistema de Gestão de Transporte, é uma solução que otimiza a movimentação de mercadorias. Entre as suas funções estão:

  • planejamento de viagens com múltiplas paradas;
  • planejar cargas fracionadas;
  • organizar remessas para maximizar o espaço.

Além disso, o TMS conta com ferramentas colaborativas, capazes de integrar os participantes da cadeia na gestão de expedição.

Ele conta com o rastreamento do inventário de estoque, possibilitando a identificação mais rápida de mercadorias que saem para entrega.

Software de rastreamento de carga

O sistema de rastreamento de carga é responsável pelo rastreio da mercadoria em trânsito, sendo guiado pela tecnologia de telemetria, emitindo para a torre de controle informações como localização em tempo real.

Ao contar com essa solução, é possível obter projeções de entrega mais precisas, além de programar um alerta para quando o processo de entrega for finalizado.

Ele contribui para a agilidade na tomada de decisão, principalmente, após detectar algum problema como roubos, furtos ou acidentes.

Roteirizador dedicado a logística integrada

Com uma ferramenta de roteirização é possível definir rotas mais estratégicas e inteligentes para as entregas ou coletas, garantindo que elas sejam realizadas com maior eficiência.

Logo, esse é um recurso que auxilia na redução de custos operacionais logísticos, assim como, ajuda na otimização do tempo da frota e da distância percorrida para realizar as entregas.

Ferramenta de mensuração de dados

Ao contar com as ferramentas de logística integrada, é possível ter acesso a dados para as tomadas de decisões mais estratégicas, pois, os softwares oferecem dashboards e relatórios completos sobre a operação.

Essas informações são utilizadas pela gestão de frota, permitindo que a troca de dados entre setores aconteça de maneira rápida e precisa.

Esses dados dão insights para a equipe otimizar os processos, contribuindo para o aumento da produtividade na empresa.

Checklist logístico na logística integrada

Com um software de checklist logístico é possível monitorar a necessidade de manutenção da frota de forma rápida, fácil e simples, evitando questões que atrasem o tempo de viagem.

Além disso, todos os dados do checklist logístico são registrados de forma online, facilitando o acesso ao histórico e toda documentação.

Checklist logístico - baixe o material

Gerenciamento de risco

Um programa de gerenciamento de risco em transporte é um conjunto de diretrizes capazes de nortear uma empresa, reduzindo significativamente as chances de prejuízos com a carga.

Como consequência, é possível garantir um serviço de qualidade para os clientes, com  segurança, agilidade e a integridade dos produtos, até a entrega final.

O que é o Open Logistics?

De forma prática, a plataforma Open Logistics estabelece padrões de comunicação entre softwares, garantindo melhor eficiência operacional.

Isto quer dizer que, para cada tipo de serviço de software, a plataforma entrega um padrão de API, retornos, métodos e dados a serem utilizados, fazendo com que uma comunicação padrão chegue até seus usuários.

Em uma única plataforma é possível integrar mais de 20 conectores padrões. Para cada conector, é possível observar dezenas ou centenas de softwares integrados, ofertando seus serviços.

Como resultado, a gestão logística se torna mais eficiente, reduz custos e otimiza a operação.

Quais os principais riscos na transferência de diferentes modais da logística integrada?

Quando o assunto é logística integrada, a gestão logística deve estar atenta aos riscos dessas mercadorias expostas. Entre as principais, podemos citar:

  • falta de capacitação dos profissionais;
  • imprevistos nas estradas;
  • insegurança nas rodovias, portos e aeroportos;
  • problemas com sobrecarga de mercadorias;
  • descuidos ou comportamentos inadequados;
  • frota sem manutenção.

Agora você sabe que é possível usar as ferramentas de logística integrada para melhorar a operação e conferir mais qualidade e segurança para os trabalhos realizados?

Seguindo essas dicas, todo o processo ficará mais fácil!

Conheça as nossas soluções que integram os softwares mais eficientes do mercado e garantem mais segurança e eficiência para a sua operação.

Com a ajuda de uma gerenciadora de riscos como a Opentech, a sua empresa consegue zerar as ocorrências de roubos, furtos e sinistros, a partir de planos de ação eficientes, com softwares altamente tecnológicos, como o Sistema Integrado Logístico Opentech (Open SIL).

Para saber mais, clique aqui e converse com nossos especialistas.

To top