Adotar medidas para evitar avarias no transporte de cargas é essencial para garantir a eficiência do serviço de transporte.

Isso porque o transporte de cargas envolve diversos riscos que podem comprometer a segurança da carga e causar prejuízos financeiros.

Além disso, melhorando o serviço você também garante a boa reputação e a competitividade do seu negócio no mercado.

Portanto, separamos as boas práticas que mostram como evitar avarias no transporte de cargas, que você pode implementar na sua transportadora. Acompanhe abaixo e boa leitura!

Boas práticas de como evitar avarias no transporte de cargas

As avarias no transporte de cargas podem causar prejuízos financeiros e danos à reputação das transportadoras.

Para evitá-las, é importante adotar boas práticas de monitoramento e rastreamento. Assim como realizar um bom planejamento de rotas, armazenamento adequado, cuidados no manuseio da carga, organização e adequação do veículo.

Confira, a seguir, algumas ações que você deve utilizar para garantir a qualidade e eficiência da operação.

Monitoramento e rastreamento

Utilizar sistemas de monitoramento e rastreamento é importante para acompanhar o trajeto da carga em tempo real.

Isso permite que os gestores saibam onde a carga está a todo momento, identifiquem possíveis problemas e tomem medidas preventivas.

Além disso, através do acompanhamento em tempo real, é possível adotar ações rápidas em caso de incidente durante a operação. Isso pode evitar roubos e furtos da carga, ou até mesmo recuperar a carga rapidamente após a ocorrência.

Planejamento de rotas contra as avarias no transporte de cargas

A escolha da rota adequada é importante para evitar avarias no transporte. Isto porque, através dessa prática, você considera a distância a ser percorrida, as condições da estrada, as restrições de tráfego e a segurança da carga.

É recomendável usar ferramentas de planejamento de rotas para otimizar o trajeto e evitar possíveis riscos.

Armazenamento adequado

A carga deve ser armazenada em local adequado. Em caso de cargas que possuem sensibilidade à umidade e temperatura, é preciso garantir que o veículo seja adaptado.

Dessa forma, o controle de temperatura é essencial para garantir a integridade da carga na chegada ao destino. Também é fundamental que a carga seja acomodada de forma segura, para evitar movimentação e danos durante o trajeto.

Cuidados no manuseio da carga

A carga deve ser manuseada com cuidado, especialmente durante a carga e descarga. É importante utilizar equipamentos adequados para o transporte e movimentação da carga, bem como tomar medidas preventivas para evitar danos durante o processo.

Neste caso, o treinamento dos profissionais envolvidos no processo é essencial para garantir o manuseio correto da carga.

Organização e adequação do veículo

O veículo utilizado para o transporte da carga deve estar adequado às necessidades da carga. Então, isso pode ter relação com o tamanho, capacidade de carga e equipamentos de segurança.

Além disso, é importante manter o veículo organizado e limpo, para evitar contaminações em certos tipos de cargas.

Quais as principais avarias no transporte de cargas?

O transporte de cargas envolve diversos riscos que podem comprometer a segurança da carga e causar prejuízos financeiros. Confira alguns desses obstáculos que podem ser sanados com o acompanhamento de uma boa gerenciadora de riscos:

Roubo de carga

O roubo de cargas é um problema frequente no Brasil e representa um grande risco para as transportadoras.

Isso porque os ladrões têm diferentes estratégias para conseguir roubar a carga. Algumas delas são o bloqueio da estrada, sequestro do motorista e invasão do veículo em movimento.

Armazenamento incorreto de carga frigorificada

A carga frigorificada exige cuidados especiais de armazenamento e transporte, para a temperatura ser mantida nos limites recomendados. Cargas sensíveis, como medicamentos e alimentos, precisam desse acompanhamento de temperatura segundo as normas e a legislação.

Dessa forma, o armazenamento incorreto pode comprometer a qualidade do produto e causar perdas financeiras, além de infrações e multas para a empresa.

Manuseio da carga com segurança para as avarias no transporte de cargas

Quando o assunto é como evitar avarias no transporte de cargas, é preciso estar atento ao manuseio inadequado da mercadoria. Isso porque, o manuseio também pode comprometer os produtos transportados.

Assim, é preciso ter cuidado nas atividades de carga e descarga, além de utilizar equipamentos adequados para o transporte e movimentação de mercadorias. Contar com um bom treinamento de ajudantes e motoristas também é indicado.

Confira aqui a nossa solução para encontrar motoristas capacitados, mais conhecida como análise de perfil dos condutores.

Tempo de duração do trajeto

O tempo de duração do trajeto pode comprometer a qualidade dos produtos transportados, especialmente em caso de cargas perecíveis.

Assim, é importante planejar a rota para minimizar o tempo de transporte e evitar possíveis avarias.

Condição dos veículos para evitar as avarias no transporte de cargas

Para evitar avarias no transporte de cargas, é preciso garantir uma boa condição dos veículos utilizados para o deslocamento. Eles oferecem riscos não apenas para a carga, mas também para a vida do motorista e outros agentes no trânsito.

Assim, é preciso que os veículos estejam em boas condições mecânicas e de conservação para garantir a segurança da carga e do motorista.

Infraestrutura das rodovias

A infraestrutura das rodovias é um fator de risco no transporte de cargas, como estradas sem pavimentação, com buracos e com pouca sinalização. Isso acaba comprometendo a segurança do motorista e da carga.

Motoristas não capacitados

Motoristas sem a capacitação adequada para o transporte de cargas podem colocar a segurança da carga em risco.

Além disso, a maior causa de mortes no Brasil no trânsito são por fatores humanos.

Nesse cenário, é importante que os motoristas sejam treinados e capacitados para lidar com as particularidades do transporte de mercadorias.

Entendeu como evitar avarias no transporte de cargas? Seguindo as dicas do nosso manual de boas práticas, você otimiza as atividades da sua transportadora, tornando-a mais competitiva no mercado.

Contar com a parceria de uma gerenciadora de riscos é importante para garantir todas essas boas práticas. Nós da Opentech somos especialistas em gestão de riscos e gestão logística para o transporte de cargas, com soluções aliadas à mais alta tecnologia.

Nosso objetivo é tornar a operação dos nossos clientes mais segura e eficiente, garantindo sua competitividade no mercado. Para conhecer nossas soluções, clique aqui. Se preferir, fale diretamente com nossos especialistas aqui.

To top