A redução de custos é um desafio para o setor de logística e gestão de frotas. E a criação de rotas de entrega inteligentes é um fator que pode ajudar na economia de recursos.

Além disso, para as rotas serem otimizadas de maneira eficiente, é preciso contar com um planejamento logístico e sistemas que auxiliem na gestão dos processos.

Garantindo a agilidade e qualidade do serviço, aliados à redução de custos.

Portanto, confira o conteúdo abaixo e saiba como traçar rotas de entrega inteligentes e otimizadas para a sua transportadora. Boa leitura!

Qual a importância de traçar rotas de entrega com antecedência?

Uma rota inteligente garante que os recursos sejam melhor utilizados, envolvendo tempo de deslocamento, mão de obra e gasto de combustível.

Logo, quando a empresa investe em um roteiro inteligente, ela diminui o tempo ocioso da frota. Além disso, reduz os custos logísticos, deixando o negócio mais competitivo.

Dessa forma, com um bom planejamento de rota, é possível evitar caminhos problemáticos como o trânsito, más condições da via e trechos inseguros.

Todo esse esforço de inteligência estratégica no transporte possibilita a segurança da operação e a economia de recursos.

Quais as vantagens de investir no planejamento de rotas de entrega?

Investir na otimização das rotas de entregas traz diversos benefícios para as transportadoras e seus clientes. Confira a seguir!

Rotas de entrega no prazo

Entregar no prazo é requisito básico para qualquer empresa de logística. Por isso, esse é um ponto que o gestor de frota deve estar atento.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e para se manter competitivo no mercado, é preciso garantir uma gestão de entregas eficiente.

Portanto, ao otimizar as rotas, os destinos são estabelecidos de forma prévia, conforme as demandas. Assim, é possível reduzir consideravelmente o tempo gasto no deslocamento, implicando em outras economias, vistas a seguir

Redução de custos

Ao otimizar as rotas de entrega, é possível evitar pistas em más condições, que coloquem em risco a integridade dos veículos da frota, além de auxiliar na economia de recursos destinados à manutenção dos veículos, uma vez que, a manutenção corretiva tende a custar mais que a preventiva, por exemplo.

Dessa forma, otimizar rotas significa economizar combustível, melhor aproveitando o trajeto.

Tendências e desafios na segurança

Satisfação dos clientes

Entregas no prazo e com qualidade ajudam o cliente a avaliar positivamente o serviço, passo fundamental para melhorar a reputação da empresa, contribuindo para a fidelização de clientes.

Segurança da carga a partir de rotas de entrega assertivas

Outro ponto importante, é a minimização de riscos da carga durante o trajeto de entrega.

Com um planejamento antecipado da rota, é possível evitar locais perigosos com alto índice de roubos e garantir a entrega com eficiência, rapidez e segurança, mantendo a integridade da carga e do motorista.

7 dicas essenciais para traçar rotas de entrega com eficiência

Agora que você já conhece a importância e os benefícios de planejar as rotas de entrega, acompanhe, a seguir, 7 dicas essenciais para otimizar rotas com eficiência!

1. Agrupe os trajetos

A primeira dica para criar rotas de entrega otimizadas é agrupar os trajetos. Com isso, é possível diminuir o tempo de deslocamento dos veículos, além de economizar combustível e poupar o desgaste da frota.

2. Conheça os horários e zonas de circulação

Conhecer os horários e zonas de circulação, especialmente nos grandes centros, é fundamental para otimizar as rotas de entregas.

Além de engarrafamentos, é comum que os centros urbanos estabeleçam horários para o tráfego de caminhões.

Uma alternativa para driblar essa questão, é contar com caminhões menores para fazer as entregas nas cidades.

Essa opção requer uma estrutura, como um centro de distribuição para a carga ser armazenada e remanejada para caminhões menores, por exemplo.

3. Considere imprevistos

Além das chuvas, que comprometem o deslocamento nas rodovias, é preciso considerar o trânsito nas grandes cidades, além de outras questões, como a necessidade de manutenção do veículo, por exemplo.

Logo, considere um espaço de tempo de 6 a 12 horas a mais para a previsão da entrega.

Infográfico - principais formas de reduzir os custos logísticos - Opentech

4. Planeje recorrentemente

Manter a recorrência no planejamento de otimização das rotas de entrega é fundamental para garantir o sucesso das atividades da sua transportadora.

Esse trabalho pode ser feito semanalmente ou em um período ainda menor, segundo as demandas.

5. Crie relatórios da rota de entregas

Conte com sistemas que ofereçam relatórios das rotas de entregas ou dashboards completos. Assim, você poderá avaliar onde otimizar e quais decisões tomar para deixar a operação mais eficiente.

6. Utilize ferramentas de roteirização logística

Na roteirização logística, é possível contar com softwares que fazem o trabalho automaticamente. Logo, os sistemas de roteirização podem ser grandes aliados para a criação de rotas eficientes.

Eles funcionam captando os pedidos do seu sistema comercial e distribuem entre os veículos disponíveis.

Além de auxiliarem na integração, geração de indicadores de performance, otimização de processos e redução de custos.

7. Conte com um serviço de inteligência e investigação para minimizar riscos

Você pode contar com a ajuda de uma gerenciadora de riscos, que oferece os serviços de inteligência e investigação.

Essa investigação traz a análise de rotas e o monitoramento de paradas, garantindo a segurança do motorista e da carga.

Além disso, auxilia na prevenção e gerenciamento de riscos, indicando as melhores práticas para diminuir a exposição no transporte e zerando o número de incidentes com a frota, aumentando, assim, a segurança e eficiência da operação.

Na Opentech oferecemos soluções eficientes de gerenciamento de riscos, aliados à tecnologia e inteligência.

Temos experiência e entregamos aos nossos clientes ações que possibilitam segurança e técnica do processo com foco na prevenção de roubos, perdas e danos.

Conte com a nossa equipe para isso! Clique aqui e converse com nossos especialistas.

To top