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A falta de segurança nas estradas brasileiras faz com que a prevenção de perdas logísticas seja algo relevante para todas as organizações que trabalham com transporte.

Como ainda falta incentivo de políticas públicas para a segurança nas estradas, é preciso estar atento às melhores soluções para diminuir o índice de vulnerabilidade das cargas e até mesmo do motorista.

De acordo com pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), somente no ano de 2021, houve um aumento de 1,7% no roubo de carga no país.

Ainda de acordo com a a Associação, o número total de ocorrências passou de 14.150, em 2020, para 14.400, em 2021.

Nesse cenário, as empresas do setor de transporte e logística precisam investir em medidas consistentes para afastar esse cenário de insegurança.

Para ajudar você a entender como reduzir riscos com a prevenção de perdas logísticas, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é a prevenção de perdas logísticas?

A prevenção de perdas na logística é constituída por processos eficientes que envolvem a antecipação de possíveis questões que colocam em risco a operação de transporte de carga de uma empresa.

Assim, a prevenção de perdas trabalha com soluções rápidas e eficientes, pautadas no planejamento e com o objetivo de antever acontecimentos.

Contudo, problemas com roubos e furtos são os fatores mais eminentes quando pensamos em prevenção de perdas na logística, mas não são os únicos.

Isso porque a má gestão do estoque também pode ser considerado um fator importante para a perda de capital.

E para que a prevenção de perdas tenha sucesso, é preciso que haja a responsabilização e criação de papéis bem definidos.

Responsabilidades compartilhadas

A prevenção ao roubo de cargas deve ser a premissa em todas as etapas das operações de transporte, desde o planejamento, ou seja, muito antes de a mercadoria ser carregada e iniciar sua viagem pelas estradas brasileiras. Para contribuir de forma efetiva neste processo, entenda quais são as ações e as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas:

Embarcador

  • Estabelecer perfil de contratação das transportadoras e parceiros;
  • Implantar processos de medição de qualidade dos parceiros (ranking);
  • Cobrança severa sobre as ações estabelecidas, de acordo com o Plano de Gerenciamento de Risco;
  • Sigilo e restrição de acesso às informações sobre utilização de equipamentos de redundância nas operações;
  • Estabelecer programação de rotas e pontos de parada (revisar periodicamente).

Transportador

  • Estabelecer perfil de contratação dos motoristas;
  • Contar com parcerias estratégicas com postos de abastecimento;
  • Restringir o tráfego noturno;
  • Adotar medidas de prevenção de acidentes;
  • Contar com uma área ou especialista dedicado ao risco;
  • Cumprir a programação de rotas e pontos de parada (revisar periodicamente);
  • Manutenções periódicas do veículo e rastreadores.

Motorista

  • Cumprir a programação estabelecida para a viagem;
  • Conhecimento do equipamento (rastreador) utilizado;
  • Evitar exposição desnecessária da carga (pernoites ou paradas prolongadas);
  • Realizar manutenção preventiva no veículo.

Empresa de Gerenciamento de risco no Transporte

  • Conhecimento abrangente das operações (principalmente novas operações);
  • Capacitação permanente dos seus colaboradores;
  • Garantir os requisitos definidos em apólice;
  • Indicação de medidas de segurança, de acordo com o perfil da operação (baixo, médio e alto);
  • Ampliação e manutenção de Equipes de Pronta Resposta;
  • Garantir a programação correta das viagens (eliminando falsos positivos).

Para unir todas essas pontas do negócio, é possível usar a tecnologia como aliada, o que reduz o risco de erros, além de possibilitar que a empresa evolua em seus processos.

Por que é importante manter uma boa gestão de riscos na logística?

Ao investir em uma boa gestão logística, fica mais fácil otimizar toda a operação, proporcionando a redução de custos e ainda uma maior fluidez na operação.

Essa, com certeza, pode não ser uma das tarefas mais fáceis quando não se conta com os recursos certos.

Por essa razão, fazer uso da tecnologia para integrar processos e pessoas é a chave para que as informações possam circular de forma mais estratégica e também eficiente.

Assim, ao estabelecer uma comunicação consistente com embarcadores, transportadores e toda a cadeia logística envolvendo o transporte de produtos, fica mais fácil entregar um melhor serviço, o que contribui para a competitividade da empresa de transporte e todos os que são associados ao negócio.

Como aplicar a prevenção de perdas logísticas?

O primeiro passo para aplicar a prevenção de perdas na logística é criar um setor responsável por fazer o gerenciamento da área.

Em seguida, é necessário criar um planejamento estratégico para as atividades, delegar as funções e também mapear riscos.

Uma metodologia muito utilizada na prevenção de perdas logísticas é o Pentágono de Perdas, criado por Anderson Ozawa, executivo e Presidente do Prevenção de Perdas Brasil.

Basicamente, o método trabalha com, são cinco pilares que definem uma boa prevenção de perdas:

  • Processos;
  • Pessoas;
  • Tecnologia;
  • Informações e;
  • Indicadores.

A harmonia desses fatores garante uma logística segura e eficiente para todos os segmentos de empresas.

Quais ferramentas auxiliam na prevenção de perdas logísticas?

Para garantir a eficiência dos processos de prevenção de perdas na logística, você vai precisar contar com alguns recursos. Listamos os principais a seguir. Acompanhe!

Tecnologias de monitoramento logístico

Tecnologias de monitoramento são um recurso indispensável para assegurar a prevenção de perdas. Veja alguns benefícios:

  • Verificar quais colaboradores estão ativos em cada processo;
  • Evitar furtos internos e externos
  • Acompanhamento em tempo real do deslocamento das mercadorias;
  • Entre outros.

Além disso, quando a carga é monitorada, isso ainda inibe a ação de criminosos.

Gestão de estoque e exposição de produtos

Como já comentamos, a prevenção de perdas na logística também implica na boa gestão do estoque.

É por isso que contar com um sistema de gerenciamento de armazém também pode ser útil. Com essa solução, é possível manter um controle da quantidade de itens em estoque, evitando perdas como, por exemplo,o  vencimento do prazo de validade do produto.

Assim como dá mais agilidade à operação sem precisar perder muito tempo na localização das mercadorias.

Treinamento da equipe voltado para prevenção de perdas logísticas

Dificilmente um bom sistema de gestão será eficiente se você não contar com uma equipe comprometida com os resultados da empresa.

Por isso, investir na capacitação do time é fundamental para garantir processos mais consistentes e também eficientes, minimizando as perdas.

Roteirização de cargas

Quando se trata de prevenção de perdas na logística, a roteirização de cargas é um dos processos mais eficientes para evitar roubos durante o transporte da mercadoria.

Um bom processo de roteirização conta com trajetos mais seguros e também possibilita uma melhor organização da atividade de transporte, promovendo o agrupamento dos pontos de coleta e entrega conforme sua proximidade.

Opentech e prevenção de perdas na logística

A Opentech oferece tecnologia com central de monitoramento 24 horas, planejamento estratégico e soluções tecnológicas capazes de proporcionar a segurança da sua carga. Algumas das nossas soluções envolvem:

Cadastro de motoristas

Com o Cadastro, a busca do motorista ideal é realizada para transportar as cargas de maneira ágil e eficiente, com inovação a partir da Pesquisa 4.0 da maior base de dados na logística brasileira.

Checklist

Essa ferramenta possibilita fazer a conferência da saída de viagem por meio do Checklist logístico, o que contribui para a agilidade no transporte e prevenção de sinistros.

Rastreamento para prevenção de perdas logísticas

O sistema de rastreamento da Opentech é diferenciado, contando com tecnologia e inteligência para monitoramento e rastreamento de frotas com sistema gamificado. Dessa forma, é possível proporcionar mais sensibilidade na atuação de alertas e ocorrências.

Viu como a prevenção de perdas na logística envolve pessoas, processos e tecnologia? Além disso, contar com dados para a tomada de decisão também é fundamental. Logo, contar com as soluções da Opentech pode significar um grande diferencial para a sua operação.

Por isso, clique aqui e converse agora com nossos especialistas para entender quais soluções podem se adequar melhor a sua operação.

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