Como garantir o controle de qualidade na gestão de transportes na logística
A Gestão logística de transportes é necessária, qualidade de produtos e serviços não se encaixam mais como um diferencial. É uma condição para as empresas que querem se destacar no mercado.
Para o doutor em ciências e especialista em qualidade, na General Electric (GE), o nova-iorquino Armand Feigenbaum (1922–2014), o conceito de “controle da qualidade total” deveria contemplar alguns aspectos:
- orientação ao cliente;
- qualidade no serviço, atendimento e produto;
- controle de processos;
- investigação das causas;
- identificação das necessidades do cliente.
Esse estudo tem mais de meio século. Porque, até hoje, ainda é difícil fazer entregas 100% eficientes e com qualidade?
Qualidade é um conceito que se aplica — ou deveria se aplicar — a todos os setores, produtivos e econômicos, inclusive ao de transporte e logística.
Infelizmente, essa é uma realidade distante para muitas empresas, quanto ao assunto controle de qualidade e pontualidade nas entregas.
No entanto, se a sua empresa faz parte desse grupo, e se possuem dificuldades para executar os serviços, nas expectativas do mercado, atenção!
No atual cenário, muito competitivo, é preciso corrigir rapidamente a rota e traçar estratégias, para demonstrar maturidade operacional e eficiência, bem como, superar as expectativas dos clientes.
Com tantas opções no mercado, o cliente não pensa muito para comprar do seu concorrente.
Números indesejáveis para a qualidade na gestão de transportes
No primeiro semestre deste ano, em 2020, as reclamações no Procon relacionadas a problemas nas entregas de mercadorias ou desrespeito ao prazo informado na hora da compra, dispararam.
As queixas passaram de 164 mil, uma alta de 98% em comparação ao mesmo período de 2019.
Segundo o levantamento do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, esse tipo de registro corresponde a 24% do total.
O Código de Defesa do Consumidor não determina um prazo máximo para o produto ser entregue, porém, disponibiliza o direito à informação, e conforme o artigo 35, atraso caracteriza descumprimento de oferta.
Na Black Friday de 2020, apenas em São Paulo, o Procon informou que a principal reclamação dos consumidores foi a de produto não entregue (25% das queixas). Pedidos cancelados somaram 23% dos casos.
No Site Reclame Aqui, compras não recebidas foram a segunda maior taxa de reclamação (16%) na Black Friday.
Quais fatores contribuem para esse resultado?
Com isso, certamente, são muitos os fatores que contribuem para esse resultado ruim na qualidade da gestão logística de transportes, e na pontualidade das entregas no Brasil.
Entre outros motivos, estão:
- falta de planejamento logístico;
- controle ineficiente de estoque;
- viagens e rotas mal definidas;
- programação equivocada de janelas de entregas;
- problemas na seleção e contratação de fornecedores;
- processos internos desorganizados;
- atrasos com burocracias, como emissão de notas fiscais;
- falhas de comunicação entre as áreas;
- deficiência na visibilidade operacional.
Sabe-se que os gaps nas operações, e até mesmo o custo elevado, que recai sobre o setor de logística e transporte no Brasil, podem interferir na qualidade dos serviços.
Dicas para manter a qualidade na gestão de transportes e a entrega no prazo
O primeiro passo para quem deseja aperfeiçoar suas entregas e melhorar a pontualidade é repensar os processos. Saiba que a tecnologia é sua grande aliada, e aproveite ao máximo os recursos e soluções disponíveis.
Não se esqueça, identifique todas as deficiências e gargalos operacionais, para ser assertivo nas correções e intervenções ao processo.
Com isso, veja como é possível melhorar o desempenho da sua empresa, com base em dois quesitos:
- controle de qualidade das cargas,
- controle para evitar atrasos na entrega das cargas.
1) Faça o planejamento das entregas
O planejamento é fundamental, se você quer produtividade, otimização dos recursos, redução dos custos e alto nível de entrega em seus serviços, principalmente em sua gestão logística de transportes.
Apoiado no planejamento, e definido parâmetros e procedimentos que a equipe deve seguir, são alinhados os investimentos necessários em recursos.
Um dos investimentos deve ser em inovação e tecnologia, responsáveis pela redução da margem de erros e falhas, que podem ocasionar os atrasos na entrega e levar a insatisfação do cliente.
2) Tenha cuidados diferenciados com cargas especiais
Não basta chegar no prazo, é preciso manter a qualidade das mercadorias até o destino. Um exemplo, são as cargas refrigeradas.
Neste caso, os produtos devem estar acondicionados corretamente, e as viagens devem ser feitas com um controle rigoroso dos níveis de temperatura, para prevenir a perda da qualidade.
O processo, envolve, ainda, as tratativas de manutenção dos veículos, monitoramento durante todo o trajeto e acompanhamento, em tempo real, de todas as informações sobre os detalhes da viagem.
3) A gestão logística de transportes deve estar em dia com os processos
Ser rápido não é sinônimo de ser eficiente.
O sucesso de uma operação logística, vai além de cumprir o prazo: precisa considerar o custo-benefício e a operação, de modo geral, que envolve um conjunto de ações — elas começam bem antes da carga entrar no caminhão.
Para seus processos serem eficientes e terem qualidade nas entregas, reveja, desde o manuseio de matéria-prima e estoque, vendas, controle de embarque e desembarque, gestão de armazéns e centros de distribuição, contratação de frete e programação de cargas.
4) Mantenha um bom plano de gerenciamento de riscos no transporte
Os contratempos na estrada são muitos, acidentes, avarias na carga, furtos e roubos, falta de infraestrutura nas estradas e congestionamentos, ocasionalmente.
Contudo, esses fatores colocam em risco o prazo de entrega e a segurança da carga.
Dessa forma, ter um plano de gerenciamento de riscos, ajuda no planejamento de viagens, prever as adversidades, corrigir falhas e melhorar os indicadores.
5) Melhore os processos internos
O mercado oferece soluções, para auxiliar na visibilidade dos processos e a gestão operacional.
Aproveite os recursos tecnológicos, para aprimorar processos internos e acompanhar o desempenho de cada etapa, agindo com rapidez para lidar com todos os percalços.
Eliminar os gargalos internos é uma excelente estratégia.
Dessa forma, os fluxos relacionados aos processos operacionais precisam ser automatizados, principalmente, a parte operacional e os controles internos.
6) Busque a redução das devoluções
A eficiência e a qualidade das entregas passam pela escolha correta da embalagem, acondicionamento ideal, cuidado no transporte e atenção as exigências das mercadorias, em casos de cargas especiais.
Cuidando desses requisitos, será possível reduzir as devoluções e aumentar o nível de satisfação do cliente.
Ter programas de logística reversa na sua empresa é fundamental.
7) Calcule os riscos
Se você conhece bem sua operação, saberá quais são os pontos que precisam de melhorias.
São esses pontos que devem ter a sua atenção, além do esforço da equipe. Ao identificar essas posições, fica mais fácil corrigi-los, evitando que aconteça novamente.
Avalie suas práticas e rotinas, controle os processos, invista em tecnologia, automatize procedimentos, e amplie a visibilidade operacional.
Conte com parceiros especializados para ajudar no gerenciamento dos riscos e na gestão logística de transporte da sua empresa.
8) Monitore a entrega em tempo real
A tecnologia pode impulsionar e aumentar o nível de acompanhamento e precisão das entregas. O ideal é garantir que a sua operação seja monitorada em tempo real.
Qualidade e pontualidade nas entregas e a relação com a qualidade na gestão de transportes
Atrasos nas entregas deixam os clientes impacientes e mais suscetíveis a reclamações.
Por isso, a sua empresa deve trabalhar intensamente para impedir que esse seja um indicador em destaque, além de, evitar que seja um assunto recorrente nas reuniões de avaliações gerenciais.
Contudo, a pontualidade de entrega e a qualidade do serviço podem aumentar a reputação do negócio. Ou, trazer danos irreparáveis, se não for bem executada.
Todavia, para manter processos logísticos controlados, lembre-se de estar atento a todos os ângulos dos processos, principalmente, aos erros que precisam ser corrigidos.
Com essas dicas, temos certeza de que o percurso ficará mais fácil e os resultados? Surpreendentes.
Nessa jornada, conte com parceiros especializados para tornar a sua logística de transportes mais eficiente, e as suas entregas mais pontuais.