|

A movimentação de cargas requer cuidado minucioso com processos logísticos. Além disso, existem os desafios das estradas brasileiras que colocam em risco as operações. Por isso, contar com um gerente de logística é essencial para garantir que a sua transportadora ganhe espaço no setor.

Sendo assim, esse profissional deve vencer desafios, romper barreiras e contribuir para o sucesso, a qualidade e o resultado dos negócios.

Para conseguir operações eficientes, o seu time precisa estar preparado e a sua empresa deve contar com parceiros especializados. Além disso, o gerente de logística também precisa estar por dentro das tendências e tecnologias para manter a empresa competitiva no mercado.

Confira a seguir no conteúdo, as principais funções do gerente de logística e quais ferramentas podem auxiliar na otimização dos processos para garantir a qualidade do serviço e os resultados. Boa leitura!

Qual a importância do gerente de logística para a transportadora?

Em primeiro lugar, há muita pressão e responsabilidade dos profissionais que precisam administrar com eficiência a logística de uma companhia.

No dia a dia das empresas, cabe ao Gerente de Logística a tomada de decisão, feitas para tornar os processos de logística e transporte cada vez mais ágeis.

Além disso, diante de um cenário cada vez mais competitivo, otimizar os processos requer treinamento, capacitação e muito conhecimento na área.

Também é importante salientar que um gerente de logística precisa dominar a gestão de pessoas, visto que precisa desenvolver equipes de alta performance para alcançar as metas da empresa.

Assim, com a presença de um gerente capacitado, a sua empresa consegue:

  • Reduzir custos operacionais e logísticos;
  • Melhorar a gestão de materiais e recursos;
  • Ter maior controle logístico de toda a cadeia de suprimentos;
  • Melhora a autoridade da empresa no mercado;
  • Garante maior satisfação dos clientes;
  • Melhora a concorrência.

Principais funções do gerente de logística

O gerente de logística precisa estar a par de toda a operação, desde o recebimento de mercadorias até a entrega ao cliente.

Por isso, esse profissional é responsável por realizar todo o planejamento de fluxo das mercadorias. Isso começa desde o contato com os fornecedores até o momento da entrega ao consumidor final.

Além de planejar os fluxos, o gerente de logística também precisa acompanhar os dados e ter uma visibilidade de toda a operação. Só assim, é possível identificar melhorias e tomar decisões estratégicas para melhorar os resultados.

O profissional que estiver na gestão logística de uma operação também deverá lidar com equipes de alta performance. Dessa forma, precisa ter perfil de liderança e saber engajar seus colegas nas metas da empresa.

Diante de tantas responsabilidades, o gerente de logística necessita de ferramentas e soluções que otimizem os processos e aumentem a eficiência da operação. Confira alguns exemplos a seguir.

Como alcançar o índice de maturidade logística na sua operação

Ferramentas que aumentam a eficiência na gestão de logística

A falta de infraestrutura acarreta impactos diretos na movimentação de mercadorias das empresas. Porém, é possível ter uma gestão de alta performance, utilizando as ferramentas certas.

Confira a seguir algumas dessas soluções:

Torre de controle logística

Esse sistema permite ter a visibilidade total da operação em tempo real, pois consegue integrar com diferentes sistemas como ERPs e TMSs.

Dessa forma, a sua empresa tem em um só lugar, informações em tempo real de todos os processos. Essa ferramenta da Opentech reúne dados estratégicos que ajudam na tomada assertiva de decisões, orientando sobre as ações a serem executadas.

Assim, a torre de controle logística é uma ferramenta para controle, padronização, centralização e atualização dos dados logísticos.

Webinar - Descubra como implementar a Torre de Controle Logístico na sua operação - Opentech

Dashboards logísticos

A análise do desempenho da operação é uma das principais estratégias para entender como melhorar os resultados. Por isso, ter em mãos dashboards logísticos ajuda o gestor a ter a visibilidade necessária para tomar decisões estratégicas. O sistema pode ser integrado com outros como ERPs e TMSs para centralizar as informações da operação.

Rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas em tempo real oferece ao gestor a possibilidade de acompanhar cada etapa desde a saída do armazém até a entrega ao cliente. Esses dados servem para ajudar no planejamento de rotas mais seguras, recuperação de carga em caso de roubos, dentre outras ocorrências.

Através do Open SiL, solução da Opentech, é possível reunir todas as informações do rastreamento em uma só plataforma. Isso garante uma visibilidade maior do transporte da carga. Inclusive, o sistema também possui alertas que avisam possíveis atrasos, mudança de rota e tempo de permanência no local de entrega, facilitando a redução de custos e a agilidade caso aconteça alguma ocorrência.

Assim, o gestor consegue entender quais são as ocorrências e agir de forma rápida para evitar maiores prejuízos.

Ter uma equipe dedicada 24h e com especialidade na redução de riscos e custos é essencial para manter a qualidade do serviço e a eficiência da operação.

Conheça 10 motivos que fazem da Opentech a parceira ideal para sua operação.

Em parceria com a Opentech, a sua empresa consegue dar mais agilidade aos processos e fluxos da operação, garantindo segurança e eficiência. Para entender melhor como as nossas soluções podem trazer resultados para a sua transportadora, clique aqui e converse com nossos especialistas.

To top