|

As empresas precisam estar constantemente buscando por reduções de custos para se manterem competitivas. E já não é novidade que reduzir o custo de transporte de cargas é uma prioridade de todas as empresas do setor.

Segundo o estudo “Panorama do Transporte de Cargas no Brasil” apresentado na 28ª edição do Fórum ILOS, os custos na logística cresceram para 13,7% do PIB, no primeiro trimestre de 2023.

Esses custos incluem também o custo de transporte, que representa uma parcela significativa e que deve ser levado em conta na hora de adotar medidas de redução.

Portanto, para que você entenda quais são os custos de transporte e quais ações podem otimizar e melhorar os processos para reduzir custos, confira o conteúdo a seguir.

Separamos esses e outros pontos importantes sobre o assunto para você garantir a redução de custos, sem perder a eficiência da operação.

Principais custos de transporte na logística

Para manter uma boa gestão de custos, é importante acompanhar os principais fatores que influenciam os custos no transporte. Confira abaixo quais são eles:

Gastos variáveis e fixos: para os gastos variáveis estão o valor do combustível, manutenção de veículos, pneus, peças, dentre outros. Para os custos fixos estão os salários dos motoristas e equipe administrativa, seguros, impostos, emplacamentos, depreciação do caminhão, dentre outros.

  • Gasto unitário do veículo: diz respeito às características próprias de cada caminhão da frota. Entram custos como consumo do veículo, ano de fabricação, garantia, etc.
  • Preço efetivo para transporte: aqui entram as despesas de coleta e entrega da carga. O cálculo pode ser feito na soma da hora do custo fixo com a hora do custo variável, de acordo com o veículo escolhido. Depois deve-se multiplicar pelo número de km rodados.
  • Especificidades da carga: de acordo com o tipo de carga, podem ser exigidas medidas de segurança mais delicadas, como caminhões adaptados com controle de temperatura, por exemplo. Esses custos também devem ser levados em consideração.
  • Rotas ociosas: rotas fora do caminho de outras entregas ou de difícil acesso acabam encarecendo o transporte. Além de interferir na preservação do meio ambiente e manutenção das estradas.

Papel da tecnologia na redução de custos logísticos no transporte

Além de simplificar a comunicação entre transportadores e embarcadores, a tecnologia consegue entregar soluções para otimizar os processos, reduzindo os custos logísticos no transporte.

Como é o caso da integração de sistemas para uma visibilidade logística ampliada. Essa, dá ao gestor todas as informações necessárias para identificar possíveis gargalos na operação e tomar decisões assertivas para otimizar os processos.

Além disso, a tecnologia também auxilia no acompanhamento em tempo real de todo o transporte, o que favorece a eliminação de erros que podem causar maiores prejuízos aos transportadores.

Como é o caso da perda de carga durante a operação por motivos de depreciação, transporte com condições inadequadas ou até mesmo incidentes como roubos ou furtos.

33 dicas para evitar roubo de carga e custo de transporte

Medidas para reduzir o custo de transporte na logística

Confira a seguir as principais medidas que você pode adotar para reduzir os custos de transporte na logística da sua transportadora.

Contrate fretes e localize as melhores opções de transportadores e autônomos

Muitas vezes o produto fica parado por muito tempo antes de entrar em algum caminhão para ser entregue. Isso acontece porque o processo de escolha do transporte correto é demorado.

Assim, ter uma visão geral através de tecnologia e um software que lhe dê visibilidade de um caminhão mais próximo e disponível, pode te auxiliar na hora da decisão.

Portanto, para diminuir o custo no transporte é essencial ter o controle e entender qual a melhor opção para cada carga.

Programe o embarque das cargas com baixo custo de transporte

Com a ajuda de softwares você pode programar a carga a ser coletada e acompanhar todo esse processo em tempo real.

Essa medida auxilia também a programar cargas para aproveitar o espaço de um caminhão enviando vários produtos juntos. Evitar a perda de tempo ajuda a diminuir os custos logísticos.

Monitore a viagem com alta tecnologia

A Opentech tem uma solução para monitorar e gerenciar em tempo real os riscos que as estradas brasileiras oferecem com alta tecnologia. O sistema avisa dos riscos em tempo hábil para contornar os problemas.

Outro benefício desse tipo de sistema é que você tem informações em tempo real dos produtos.

Esse rastreamento da carga oferece um controle muito maior à empresa, pois através desses dados captados é possível montar um planejamento logístico mais assertivo.

O monitoramento da carga ainda traz benefícios como:

  • Controle eficiente do fluxo de armazenagem;
  • Ganho operacional para todos os envolvidos;
  • Melhora de performance e aumento da lucratividade;
  • Redução no índice de devolução.

Onde se perde dinheiro e quais os desafios da gestão de frotas? - Opentech

Reduza as devoluções e prejuízos no custo de transporte com ações em tempo real

Todas as empresas que sofrem com uma alta taxa de devolução aumentam consideravelmente o custo de transporte.

Com uma solução de monitoramento, o controle sobre os riscos logísticos é mais eficiente, prevenindo atrasos e outros fatores que atrapalham na hora da entrega. Ter uma tecnologia de controle como sua aliada é indispensável para conter gastos desnecessários com devoluções!

Como mostramos anteriormente, esses problemas podem ser resolvidos com alguns softwares de gestão, mas se não tratados, elevam significamente os custos logísticos.

Por isso, é importante pensar em soluções que diminuam os custos de entrega através do monitoramento e facilitação em uma plataforma de gestão completa que atende toda a cadeia de transporte, oferecendo uma visão macro do processo de entrega.

Para isso, conte com as soluções da Opentech. Somos referência no mercado de gestão logística e de riscos para o transporte de cargas. Nossos softwares apresentam funcionalidades completas para uma maior visibilidade da operação, garantindo informações essenciais para a tomada de decisão assertiva.

Isso faz com que nossos clientes consigam reduzir os custos operacionais, sem perder a eficiência e garantindo agilidade e segurança à operação. Quer trazer esses resultados para a sua empresa, clique aqui e converse com nossos especialistas.

To top