Controle da operação de transporte e os desafios diários
O controle da operação de transporte serve para empresas que atuam no transporte logístico, ou fazendo entregas.
Uma das principais preocupações é melhorar a gestão e o controle da operação de transporte.
Dessa forma, são encontradas soluções que ajudam as empresas do setor a otimizar o trabalho em vez de repetirem erros que afetam a produtividade de todos.
Está se perguntando como melhorar a gestão e o controle da operação de transporte?
Continue a leitura. Mostraremos 4 formas de fazer isso, na prática!
4 maneiras de melhorar o controle da operação
1. Conhecendo muito bem seus fornecedores de transporte
Você conhece bem a sua estrutura de transporte? Sabe quando pode confiar um prazo de entrega apertado com o fornecedor?
Ter essa visibilidade é essencial para melhorar a gestão e o controle da operação de transporte.
O foco deverá ser encontrar os melhores serviços e estendê-los aos seus clientes, fazendo com que cada um perceba as vantagens de fechar uma parceria contínua com a sua empresa.
Portanto, a primeira dica é: tenha relações próximas com seus fornecedores, conheça os pontos fortes e fracos, sempre com o intuito de fechar negócio com os melhores.
2. Distribuição diferenciada para clientes
Formar parcerias com clientes na operação de transporte é fundamental para a evolução dos negócios, e nesse ponto, você pode adotar um sistema de distribuição diferenciado para os clientes que também se encontram em um nível específico na operação.
A ideia é melhorar sua gestão de entregas, trabalhando de forma personalizada, aperfeiçoando a maneira de como podem enxergar esses benefícios, com entregas mais rápidas e eficientes.
3. Antecipando as demandas
Para realmente melhorar a gestão e o controle da operação de transporte, considerar o histórico é um ponto importante.
Salvar as informações de pedidos anteriores e relacionar isso com cada cliente é imprescindível, pois, esse passo permite se antecipar a possíveis demandas.
Prevendo novos pedidos, é mais fácil gerenciar o estoque e tomar decisões que aumentem o nível de satisfação dos clientes.
4. Adoção de um sistema de gerenciamento de transporte
Em síntese, para colocar em prática essas medidas, é preciso implementar um sistema de gerenciamento de transporte que reúna todas as informações relevantes em tempo real. Esse é o exemplo da Logística 4.0.
Com isso, o sistema permite o gerenciamento de contratos via comunicação integrada das notas fiscais com XML.
O objetivo principal é realizar auditorias eletrônicas dos fretes, gestão das demandas de cargas e rotas alocadas ao transportador.
Assim, a performance dos transportadores é avaliada por indicadores como, cross docking e entrega.
Quais as vantagens de melhorar a gestão e controle de operação de transporte?
Após conhecer essas ações que podem a melhorar a gestão e o controle de operação de transporte, conheça as vantagens de aplicar isso, na prática:
- ganho de produtividade: um sistema de gerenciamento, principal ferramenta para colocar em prática ações de gestão, possui todas as informações sobre as entregas, e auxiliando a tomada de decisões sobre o planejamento do transporte, aumentando a produtividade do setor, em sua totalidade;
- renovação das estratégias do setor: implementar essa gestão, leva novas práticas para sua estratégia diária, ajuda a renovar o setor e motivar as equipes para a realização de processos cada vez mais assertivos;
- reduz os custos: erros cometidos por desatenção podem trazer custos bem elevados. Após a atuação do sistema de gerenciamento, erros são corrigidos e evitados, gerando a redução de custos.
Entendeu como você pode colocar em prática as ações que ajudarão sua empresa a melhorar a gestão e o controle da operação de transporte?
Aproveite, veja também nosso conteúdo com as 10 dicas que irão fazer sua transportadora carregar mais.