|

Na escolha da frota, são muitas as opções de modelos de caminhões, com especificações de diferentes tamanhos, capacidades e peso bruto. Em meio à variada oferta, a escolha do veículo ideal para cada processo logístico pode trazer grades benefícios e economia.

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos, o que faz com que a escolha do caminhão correto para o tipo de transporte também seja uma forma de gerenciamento de risco, diminuindo a chance de acidentes e a necessidade de frequente de manutenção, além de reduzir os custos da gestão logística.

Principais modelos de caminhões

Neste contexto, veja alguns dos principais modelos de caminhões para cada processo logístico:

Veículo Urbano de Carga

É o modelo de caminhão de menor porte, ideal para ser utilizado em áreas urbanas. Ele suporta transportar até 3 toneladas e possui as seguintes especificações: comprimento máximo de 6,3 metros, largura máxima de 2,2 metros e limite de emissão de poluentes.

Truck ou caminhão pesado

Possui eixo duplo na carroceria e pode carregar uma carga maior sem perder desempenho. Tem 14 metros de comprimento e pode levar de 10 a 14 toneladas. Pode ser utilizado em transportes intermunicipais através de rodovias.

Caminhão extra pesado

Esses modelos ainda tem pouca oferta no Brasil e têm capacidade para até 56 toneladas. Podem ser utilizados no transporte agrícola.

Dessa forma, o uso do caminhão ideal é uma das melhores maneiras de preservar a carga e todo processo logístico.

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas. Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top