O setor logístico busca, constantemente, formas de reduzir custos e melhorar a performance das operações no transporte de cargas. Nessa missão, o checklist de veículo é um excelente aliado.

Com essa ferramenta, as empresas não apenas garantem as boas condições da frota como fazem a prevenção de sinistros, aumentam a segurança, melhoram a agilidade das entregas e a qualidade dos serviços prestados, além de reduzir as chances de imprevistos na estrada.

Para ter total controle sobre as condições do veículo, não é prudente confiar apenas nos avisos dos motoristas sobre a necessidade de manutenção. A solução que mais ajuda a gestão nestes casos é o checklist de veículo.

Quer ter frotas prontas para as viagens, com menos chances de quebra ou falha mecânica no meio do caminho? Então acompanhe essa leitura!

O que é o checklist de veículo?

O checklist de veículo é uma ferramenta que reúne, em um mesmo documento, todos os detalhes que a gestão considera importantes sobre as condições da frota, os sistemas de segurança e a realização da manutenção preventiva.

Em resumo, é uma lista de tudo o que precisa ser verificado antes do início da viagem e após o retorno do caminhão ao pátio da empresa. O objetivo é avaliar, por exemplo, a condição dos pneus, componentes, portas e báu, sistemas de segurança e outros equipamentos usados no rastreamento e no monitoramento das viagens.

Com essa prática, é possível prevenir falhas e organizar melhor as manutenções periódicas. A ferramenta ainda identifica os problemas precocemente e faz com que os reparos necessários sejam feitos antes que um imprevisto atrapalhe as viagens.

Um bom checklist engloba o maior número possível de itens a serem checados, evitando assim que importantes detalhes passem despercebidos. Por isso, cada transportadora pode criar seu próprio modelo, de acordo com as necessidades e acrescentando à lista tudo o que considerar essencial à gestão da frota.

A importância do checklist de veículo

O checklist da frota não apenas identifica precocemente problemas mecânicos, mas também atende às exigências das apólices de seguro. Afinal, a segurança no transporte de cargas tem sido um quesito cada vez mais importante e o checklist detalhado é fundamental para a prevenção de acidentes.

Lista de vantagens:

  • Agilidade no processo de avaliação e liberação das frotas.
  • Aumento da visibilidade sobre as condições dos veículos.
  • Melhoria na segurança operacional.
  • Mais controle e efetividade nas manutenções.
  • Redução de acidentes, atrasos e prejuízos por quebras e falhas mecânicas.
  • Rotina mais organizada.
  • Cumprimento dos prazos de entrega.

Como fazer o melhor checklist

O ponto inicial de todo bom checklist de veículo é identificar quais os itens que precisam ser checados antes e após as viagens. Isso é feito a partir da análise do gestor de frotas e daquilo que a empresa considera essencial, podendo variar de acordo com o perfil de cada transportadora.

O checklist pode reunir dados sobre as condições mecânicas do caminhão – itens de segurança, condições dos pneus, freios, espelhos e retrovisores etc. – assim como a origem e destino da viagem, nome do motorista e ajudantes, tipo de carga transportada, placa do caminhão, datas e horários.

Não há um padrão único para o checklist de veículos e é possível, inclusive, criar categorias. A ideia, no entanto, é facilitar o processo e não aumentar a burocracia ou atrapalhar a agilidade.

Outras dicas importantes:

  • Aproveite para criar uma política de frotas com planos de manutenção preventiva bem estabelecidos.
  • Concentre o checklist em aspectos realmente essenciais, com formulários fáceis de preencher.
  • Adote uma sequência lógica de inspeção, para evitar que o responsável perca tempo demais na hora de preencher o formulário.
  • Mantenha as equipes sensibilizadas sobre a importância do checklist da frota para a segurança da viagem e para o controle de custos.
  • Não permita que um caminhão inicie a viagem sem a inspeção. O checklist deve ser uma prática obrigatória.
  • Registre todos os detalhes e dados de cada checklist. A melhor forma é contar com recursos digitais para essa atividade. O checklist digital reduz tempo e elimina a papelada.

Como implementar o checklist veicular

A melhor forma de implementar o checklist de veículos é utilizando tecnologia. Com o checklist digital, o processo é ágil, prático e seguro, alinhado a prática aos critérios das apólices de seguro.

Graças à digitalização, a ferramenta aumenta a segurança dos dados e facilita o acesso aos históricos, pois os registros são todos online.

A Opentech oferece o checklist logístico, que evita surpresas e identifica possíveis falhas mecânicas ou no funcionamento de equipamentos durante a viagem.

Entre as vantagens e diferenciais da ferramenta estão a possibilidade de fazer o checklist via WhatsApp, seguir critérios acordados na apólice de seguros e assegurar que o caminhão e os equipamentos de rastreamento estejam adequados para a viagem.

Funcionalidades do Checklist Logístico

  • Segurança dos dados e fácil acesso ao histórico e à documentação.
  • Diminuição da exposição ao risco, com monitoramento ágil e simples.
  • Comprovantes salvos de forma online e facilmente acessados durante auditorias.

Quanto mais você investe em tecnologia e prevenção, mais aumenta a agilidade, a lucratividade e a eficiência no transporte de cargas. Modernize seu processo de checklist com quem é especialista em gerenciamento de risco e gestão logística.

Conheça a solução da Opentech e acesse gratuitamente um modelo de checklist logístico completo!

To top