Cadastro de motoristas: o que é, como e quando fazer
Gerenciar os riscos no transporte de cargas passa pela gestão dos profissionais que atuam na operação, que é realizado através do cadastro e consulta de motoristas.
Para selecionar com critério o principal responsável pela chegada da mercadoria no destino é essencial efetuar o cadastro e consulta de motoristas.
Todo embarcador e transportador que se preocupa com a segurança e a eficiência do transporte de cargas e deseja reduzir os riscos durante as viagens tem, nessa ferramenta de análise, avaliação e seleção profissional, uma forte aliada.
Você que faz parte da cadeia que em que se utiliza o transporte rodoviário de cargas, seja como embarcador ou transportador, sabe da importância da atuação dos motoristas profissionais e o cumprimento da missão de executar o transporte de carga desde a origem até o destino.
Muitos são os desafios, e estamos aqui para auxiliá-los nesta missão através do serviço de cadastro e consulta de motoristas.
Para ajudá-lo a entender melhor o que é, como fazer e qual sua importância no gerenciamento de riscos, preparamos este artigo. Boa leitura!
O que é cadastro de motorista?
O cadastro e consulta de motoristas é um recurso usado no transporte rodoviário de cargas para cumprir as exigências das gerenciadoras de risco e seguradoras nas apólices RCF-DC (seguro facultativo direcionado ao furto, roubo ou desvio de cargas).
O processo ajuda a aperfeiçoar o padrão das operações de transporte e contribui para identificar o profissional mais qualificado para prestar o serviço.
Assim como os motoristas, os veículos envolvidos na movimentação de cargas também podem ser incluídos nesse procedimento, valendo para a frota própria, agregada ou autônomos.
O conjunto de informações exigidas em apólices de seguro e até mesmo em um autosseguro, gera um banco de dados de profissionais e veículos, sendo atualizados sempre que houver uma demanda.
Assim, a verificação cadastral auxilia na seleção de profissionais que atendam melhor a expectativa do contratante.
Com o cumprimento da legislação, podem atender ao interesse do contratante, referindo-se a entrega da mercadoria no prazo, além das condições contratadas, bem como, auxiliar no combate a fraudes e outros desafios deste segmento.
Como funciona o procedimento de cadastro de motorista e veículo?
A seguradora exige a verificação cadastral dos motoristas nas apólices de seguro RCF-DC, que pela lei, pode ser realizada diretamente pelo segurado ou por uma gerenciadora de riscos como a Opentech.
Para isso, a Opentech dispõe de um sistema onde o cliente insere os dados do motorista, do veículo e do proprietário do veículo se for pessoa física
A conferência e a formalização do status cadastral de profissionais e veículos são feitas pela gerenciadora de risco, que utiliza softwares específicos, com times preparados para este processo.
Assim, com base em tecnologia, o sistema permite verificar o perfil dos profissionais e o atendimento das exigências contidas na apólice contratada.
Desta forma, além de atendimento de exigência de seguro, você pode cumprir sua missão de transporte com perfis adequados aos seus interesses.
Saiba quem precisa passar pelo cadastro e consulta
Segundo as regras securitárias — RCF-DC — caminhoneiros (incluindo ajudantes), veículos envolvidos no transporte das cargas e o proprietário do caminhão se pessoa física precisam realizar o cadastro e consulta antes do início da operação.
Quanto mais completo for o cadastro e consulta de motorista e mais ágil for a pesquisa, mais produtiva será a operação, proporcionando um ágil carregamento dos caminhões e um início da viagem, otimizando o fluxo e agilizando as entregas.
Lembre-se: para obter retornos rápidos, conte com soluções tecnológicas específicas para cadastro e consulta.
A ferramenta aumenta a eficiência nas entregas e melhora os resultados. Felizmente, existem softwares e sistemas capazes de agilizar esse processo.
Quando é preciso fazer o cadastro de motoristas?
Sempre que uma operação de transportes for realizada e estiver sujeita a apólices de seguro do tipo RCF-DC (furto, roubo e desvio de carga) é indispensável conduzir a pesquisa e consulta de motoristas e veículos a gerenciadora de riscos.
Atualmente, grande parte das movimentações de mercadoria envolve a cobertura de roubo de cargas e a operação só pode ser realizada após o cumprimento da etapa de consulta.
As próprias apólices condicionam o direito à indenização ao cadastro e consulta de motoristas, ajudantes, veículos, transportadores, e proprietários dos veículos.
Os planos de gerenciamento de risco e a apólice de seguro da carga estabelecem a validade do cadastro e da consulta.
Os prazos costumam ser de 12 meses para cadastro e liberação da frota (funcionários e proprietários dos veículos); 6 meses para cadastro e liberação de agregados ou transportadoras e, a cada viagem, consulta e liberação de autônomos/carreteiros.
Analisar os envolvidos no transporte diminui os riscos de avarias ou desaparecimento da carga e, além disso, reduzem acidentes, sendo imprudência e imperícias as principais causas de ocorrências.
Como elaborar essa pesquisa?
O cadastro e consulta de motoristas e frotas precisa ser assertivo, confiável e transparente.
Para isso, existem serviços especializados que contam com grandes bases de dados de profissionais e veículos de todo o país.
Quanto mais modernas forem as ferramentas para cadastro e consulta, mais rapidamente os embarques serão autorizados. Existem basicamente duas formas de conduzir a pesquisa:
Atendimento por analistas
Eles checam as informações dos motoristas e veículos em bancos de dado de órgãos públicos e de segurança, como o Detran, por exemplo, para saber se há multas no nome do caminhoneiro.
A agilidade no retorno depende muito da infraestrutura das equipes que prestam o serviço e da frequência de atualização dos bancos de dados.
Softwares e soluções automatizados
Por meio de inteligência artificial, fazem varreduras completas e em tempo real nas fontes públicas de informação. Oferecendo agilidade e precisão nas informações.
Informações analisadas
No cadastro e consulta de motoristas são conferidas informações conforme os limites estabelecidos na Lei dos Caminhoneiros — Lei 13.103/201. Entre os dados estão:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — validade e categoria da habilitação;
- histórico de certificações e treinamentos;
- verificação de antecedentes criminais;
- confirmação do CPF junto à Receita Federal;
- verificação no Serviço Federal de Processamento de Dados (certifica a veracidade dos documentos);
- referências pessoais.
Já a pesquisa do veículo é feita a partir da placa do caminhão e do CNPJ ou CPF do proprietário, nesse caso, são obtidas informações como:
- pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- licenciamento no Detran;
- restrições ou ordens judiciais;
- Cadastro Nacional de Veículos Roubados.
Vantagens da pesquisa e cadastro de motoristas
Ter a possibilidade de atender uma exigência securitária e ainda distribuir as cargas conforme a expertise de cada profissional segundo a operação é sinônimo de eficiência, que reflete em resultados.
Afinal, é melhor cumprir nossa missão, com profissionais treinados e capacitados para realizar o serviço com eficiência, mitigando riscos e zelando pelo patrimônio.
Cadastro de motoristas, a confiança necessária para a operação
Especialista em gerenciamento de risco e soluções inteligentes para o transporte, a Opentech auxilia na obtenção de um perfil mais adequado para cada tipo de operação mediante um processo ágil.
O Cadastro e Consulta é uma solução online, prática e confiável para a verificação do cadastro e consulta de motoristas e veículos.
O sistema conta com regras automatizadas em workflow e um processo digitalizado que garante mais eficiência e agilidade nos retornos.
Entre as funcionalidades do sistema de cadastro e consulta de motoristas da Opentech estão:
- atendimento full time, 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- resultado rápido, seja funcionário, agregado ou terceiro;
- análise de perfil com inteligência sistêmica que garante mais agilidade e assertividade nas informações;
- cadastro expresso, com prioridade no atendimento das análises, pesquisas e retorno.
Ajudamos você a trabalhar com foco em confiança, segurança e maior efetividade no transporte de cargas, conte com um sistema eficiente, que possui mais de 150 mil cadastros realizados por mês.
Para saber mais sobre o Cadastro e Consulta, fale com o time de especialistas da Opentech.
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