Há mais de 145 anos, são uma das principais empresas no mercado global de transporte marítimo operando em todo o mundo. No Brasil, sua infraestrutura intermodal abrange transportadoras, operadores ferroviários e barcaças, contribuindo significativamente para o cenário logístico do país. Reconhecida por sua participação expressiva no transporte de contêineres, especialmente no segmento Reefer, a Maersk desempenha um papel crucial na movimentação de cargas ao redor do mundo.
Após a aquisição pela Maersk Line, consolidando-se como a maior empresa de transporte de contêineres do mundo, a Maersk enfrentou grandes desafios em suas operações, principalmente no transporte rodoviário. Os desafios incluíam a falta de visibilidade sobre o posicionamento dos contêineres, atrasos nas programações de carregamentos e questões relacionadas à estadia de veículos.
Esses desafios exigiam uma solução tecnológica e processual eficaz para melhorar o desempenho logístico e otimizar suas operações de transporte.
Para superar esses desafios, a Maersk uniu procurou a Opentech para desenvolver uma solução integrada. Por meio de uma abordagem colaborativa, combinando pessoas, processos e tecnologia, criamos e implementamos uma Torre de Controle altamente eficiente.
Essa solução incluiu o desenvolvimento de um software de visibilidade em tempo real; Open SIL, processos operacionais padronizados e a atuação conjunta de equipes especializadas em ambas as empresas.
A Control Tower permitiu o monitoramento contínuo das operações, desde a formalização dos pedidos até o acompanhamento das viagens, identificando possíveis atrasos, gerando alertas de custos extras e fornecendo relatórios detalhados para as equipes envolvidas.
Após a implementação da Control Tower, os resultados foram notáveis.
A significativa redução nos atrasos em coletas e entregas é apenas um dos aspectos de sucesso deste projeto. Com mais de 10 mil viagens gerenciadas por mês pela torre de controle OpenTech & Hamburg Süd, a empresa alcançou um novo patamar de eficiência operacional, proporcionando produtividade, visibilidade e qualidade nos serviços aos clientes.
Este case não apenas destaca a eficácia da parceria entre OpenTech e Hamburg Süd, mas também demonstra a Torre de Controle como uma solução para a melhoria dos níveis de serviço e a redução nos custos de servir.