|

Para prevenir acidentes com carga frigorificada, os processos passam por muitas consequências, sejam elas para os profissionais diretamente ligados ao processo ou ao bem material transportado.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o custo total com acidentes no Brasil chegou a R$ 12,92 bilhões, representando um aumento de R$ 800 milhões em relação a 2021.

O número de acidentes em 2022 foi de 64.447, em média 177 por dia.

Então, o que fazer para diminuir esses dados alarmantes?

  • mais fiscalização e aplicação de leis;
  • melhorias em estradas e sinalizações;
  • realização de exames toxicológicos;
  • e treinamentos para os motoristas, tendo em vista que a maior causa de acidentes está associada ao fator humano, geralmente a imprudência.

Quando falamos do segmento de transportes de alimentos, principalmente os perecíveis e refrigerados, como o frigorificado, temos fatores que vão além das vidas envolvidas, custos logísticos, seguros e exposição da marca.

Sem haver tempo para o salvamento da carga, uma das consequências dos acidentes é, normalmente, o crime de saque das mercadorias, bem como a condenação dos produtos para o descarte por questões de temperatura, por isso a importância de prevenir acidentes.

Diante destes cenários, em que ainda temos um número elevado de acidentes, causando um agravamento no caso dos frigorificados e sendo o fator humano a principal causa dos eventos, é que se faz necessária uma mudança de cultura crescente nas organizações para criar ou ampliar programas de prevenção de acidentes.

Tendências e desafios na segurança

Cuidados necessários para prevenir acidentes com carga frigorificada

Um Programa de Prevenção de Acidentes (PPA) robusto e completo, como o da Opentech, é pautado em vários pilares.

1. Processos bem disseminados

Os principais pilares estão voltados aos processos simples e bem disseminados a todos os colaboradores e níveis hierárquicos.

2. Métodos e controles

Métodos e controles para o acompanhamento diário de gestão das regras dos processos, principalmente excessos de velocidades e jornadas longas.

3. Capacitação

O último, mas não menos importante, capacitações e reciclagens periódicas.

Dessa forma, como uma das principais bases que norteiam a prevenção de acidentes no transporte rodoviário de cargas, os processos de acompanhamento e treinamento dos profissionais deve ser constante.

Como deve ser feito o acompanhamento para prevenir acidentes com carga frigorificada?

O material repassado nestes encontros deve ter abordagens macros sobre condições de vias, uso de psicotrópicos, fatores externos e dicas de segurança voltados às suas especificações, como, por exemplo, o transporte em contêineres, gancheiro ou bitrem.

Quer saber como implementar o PPA na sua empresa?

A Opentech já possui uma solução no mercado, com cases de sucesso em vários segmentos, inclusive para carga frigorificada.

Além dos treinamentos presenciais, treinamentos on-line, relatórios de excessos, há ainda o mapeamento das rotas com maior índice de acidentes e, assim, é possível dar o aviso antecipado aos condutores quanto aos perigos que aparecerão pela frente.

Gostou do conteúdo e quer saber mais desta solução? Converse diretamente com um de nossos especialistas!

To top
|