Otimismo no mercado: o que esperar dos negócios logísticos pós-pandemia?
A pandemia trouxe impactos severos para a saúde pública e à economia do planeta, porém há otimismo para o mercado.
Desde o final de 2019, os efeitos foram sentidos em cascata nos países por todos os continentes.
Milhões de vidas perdidas, colapso no sistema de saúde mundial, lockdown, desemprego, prejuízos bilionários em diversos setores produtivos.
Ainda que tenha sido considerado um serviço essencial nos períodos mais críticos, o setor de logística e transporte também enfrentou desafios.
Desde o início da pandemia, não faltaram iniciativas e o acompanhamento rigoroso de indicadores para que o setor se ajustasse rapidamente à nova realidade.
Felizmente, é possível respirar com um pouco mais de alívio. Já há otimismo para encarar 2021.
Com a chegada das vacinas, a esperança de frear a disseminação do coronavírus trouxe à população, aos governos e às empresas novas perspectivas – ainda que os resultados da imunização contra a Covid-19 demorem mais alguns meses.
Mesmo assim, pensar no futuro dos negócios pós-pandemia já é uma realidade plausível.
Alguns indicadores revelam bons ventos a favor da retomada econômica e da vida mais perto da normalidade.
Planejamento logístico com otimismo no mercado
Sabemos que não é hora para baixar a guarda, mas quem atua no setor de transporte e logística tem o dever de planejar seus rumos para quando a tempestade finalmente passar.
Se os prognósticos mais otimistas se confirmarem e 2021 for o ano em que, de fato, o Brasil conseguir controlar a pandemia e estabilizar as estatísticas…
- Sua empresa estará pronta para aproveitar o legado deixado pela crise?
- Quais ensinamentos de 2020 serão úteis para o seu negócio?
- Seu planejamento logístico está alinhado às mudanças do mercado?
- Você conhece as tendências para o setor de transporte e logística?
- Sua operação está preparada para o futuro pós-pandemia?
Depois de analisar e responder a todas estas perguntas, lembre-se que a pandemia forçou muitas empresas a adequarem seus serviços e produtos para um padrão de consumo diferenciado.
Isso exigiu novas estratégias de distribuição e abastecimento. Os reflexos da mudança de comportamento dos consumidores e a inovação no setor de transporte e logística são inegáveis – e não têm mais volta.
Novo varejo com otimismo no mercado
Segundo uma pesquisa da Global Market Insights Inc., as soluções de IoT (internet das coisas) vão impulsionar o varejo de forma determinante nos próximos anos.
A expectativa é que o varejo de IoT ultrapasse US$35 bilhões até 2024, com dispositivos conectados em áreas como logística, estoque, rastreamento etc.
E ainda que muitas dessas mudanças já fossem uma tendência, o fato é que a pandemia:
- Acelerou novos hábitos de consumo;
- Favoreceu a criação de novos produtos e serviços;
- Forçou mudanças e adaptações;
- Criou demandas e oportunidades;
- Possibilitou a abertura de novos modelos de negócios;
- Trouxe aprendizados para o setor de transporte e logística;
- Forçou o mercado a analisar e a entender o comportamento do consumidor;
- Revelou a necessidade de entregas mais rápidas e eficientes;
- Exigiu a integração de sistemas, compartilhamento de expertises e economia compartilhada;
- Levou ao crescimento acelerado do e-commerce e do delivery;
- Abriu novos espaços na logística de entrega, como os testes com drones, por exemplo.
Quem é você neste novo mundo com otimismo no mercado?
Empresas de logística atentas a todas essas mudanças terão relevância no futuro pós-pandemia.
Diante das inúmeras possibilidades, não há espaço para estagnação. O mercado jamais será como antes.
E ainda que o “novo normal” já tenha virado um clichê, é deste “normal reinventado” que estamos falando.
Prepare-se para a era pós-Covid-19, cheia de potencial!
Se sua empresa está pronta para encarar o futuro, tem planos de crescimento, está em sinergia com o que virá após a pandemia e quer desenvolver viagens com resultados excelentes e ótimo custo-benefício, fique de olho nessas tendências:
Logística Omnichannel
Ter uma logística omnichannel é reunir todos os processos online e offline, de forma conectada, para entregar seus produtos com rapidez e qualidade. Isso é possível com um sistema de gestão integrado que se adequa às particularidades do seu negócio.
Serviços em nuvem (100% online)
No setor de logística, a quantidade de dados é imensa e, portanto, ter acesso a eles de forma totalmente online, centralizada e em tempo real para fornecer informações à equipe e ao cliente é uma condição indispensável.
Marketplace de logística
Use sistemas que permitam criar ofertas para as cargas, como em um marketplace, gerando lances de maior valor e com tempo estipulado. Isso trará mais agilidade e redução de custo na contratação de fretes.
Automação da cadeia de suprimentos
Com visibilidade de toda a operação automatizada você pode agir de forma preventiva, tornando sua rotina mais eficaz, sem perder tempo procurando informações e reduzindo a taxa de erros ou desacordos na tomada de decisão, podendo ainda estender essa visibilidade logística para seu cliente final.
Uso de drones e novos modais
Grandes empresas já vêm testando drones para as entregas. Até 2024, aponta a Singularity University, 10 milhões de voos diários com drones devem ser realizados em todo o mundo, incluindo delivery integrado com robôs e outros modais. O objetivo será agilizar as entregas.
Sustentabilidade e logística reversa
Não basta ser ágil e eficiente nas entregas. A excelência no transporte vai exigir também bons programas de logística reversa, alinhados não somente às devoluções, mas também à questão da sustentabilidade. Muitas empresas são responsáveis pelo descarte de seus resíduos e precisam de transporte adequado para esse material.
Era da inovação e tecnologia com otimismo no mercado pós-pandemia
Imagine que a pandemia seja controlada, o mercado reaqueça e retome todos os níveis desejáveis de negócios, mas sua empresa não tenha se preparado como deveria.
Nem nos piores dias uma companhia vai desejar ficar para trás neste universo de possibilidades que se desenha para o setor de transporte e logística em 2021. Na era da inovação, com demandas crescentes e novas possibilidades de negócios, largue na frente e assuma a dianteira.
Conte com toda a tecnologia disponível e esteja conectado com clientes, fornecedores, consumidores, prestadores de serviços e toda a cadeia de stakeholders envolvida na movimentação de cargas.
Para elevar o status da sua operação e surfar neste mar de tendências que se apresenta, tanto embarcadores quanto transportadores devem estar preparados e conectados às soluções que garantam a segurança, visibilidade e o controle necessários à alta performance neste mercado extremamente competitivo.
Continue acompanhando os nossos conteúdos para não perder as novidades e as oportunidades que te esperam em 2021.