Logística no Metaverso: entenda os impactos no transporte rodoviário de carga
A inovação não tem limites e as transformações digitais já são consideradas mais impactantes do que a Revolução Industrial, que no século 18 substituiu o trabalho artesanal por máquinas e mudou, definitivamente, os processos produtivos, evoluindo até a logística no metaverso.
O metaverso na logística, por exemplo, é algo que as empresas não poderão ignorar.
Mas, afinal, qual será o impacto do metaverso na logística?
Embora este assunto ainda pareça algo distante da realidade, é hora de as organizações começarem a entender esse novo mundo e como ele vai mudar, outra vez, rotinas e negócios.
Neste artigo, vamos descobrir como o metaverso vai influenciar a logística 4.0, quais suas implicações nas relações sociais, mercadológicas e tecnológicas e como o setor logístico precisa se preparar para essa nova era.
Quer saber mais? Aproveite a leitura!
O que é metaverso?
O metaverso é um mundo completamente virtual que proporcionará experiências cada vez mais próximas da vida real.
Nesse ambiente, as pessoas poderão estudar, participar de eventos, shows, fazer compras, testar produtos, trabalhar, comprar, se relacionar, etc.
Unindo realidade virtual e realidade aumentada, o metaverso se baseia no conceito do phygital (physical + digital). Ou seja, faz a associação direta do mundo real com um espaço digital, imersivo, colaborativo e tridimensional.
Embora pareça algo muito novo, o tema já vem sendo abordado há algum tempo.
Em 1992, Neal Stephenson transformou um entregador de pizzas em um príncipe samurai do mundo virtual no livro “Snow Crash”. Em séries, filmes e animações, a temática também é recorrente.
Nos jogos, o metaverso é um recurso mais conhecido: The Sims, Second Life, Free Fire, Fortnite e Minecraft são exemplos da “vida paralela” que os jogadores podem criar.
E será justamente em ambientes semelhantes a esses – possíveis a partir de alta tecnologia – que as pessoas terão uma experiência imersiva com sensação muito próxima à realidade.
Como o metaverso impacta a logística?
A logística envolve a produção, armazenagem e distribuição de bens de consumo. Ou seja, está a serviço dos consumidores. E não há como o metaverso – esse novo universo virtual, hiper-realista e cheio de clientes em potencial – deixar de impactar os negócios.
A chegada do 5G e a democratização de aparelhos, equipamentos e tecnologias que permitirão o acesso ao metaverso devem acelerar de forma significativa os processos logísticos.
Grandes marcas já testaram o lançamento de produtos nesse ambiente virtual. A Nike, por exemplo, criou a Nikeland dentro do jogo Roblox. Itaú, Gucci, Balenciaga, Stella Artois e Renner também estão presentes virtualmente em outros jogos e espaços interativos.
É possível afirmar que o metaverso na logística já começou a se tornar realidade e, principalmente para os marketplaces, deve ter interferências em breve.
Vantagens do metaverso na logística
Planejamento logístico
Se o metaverso associa o mundo real à realidade virtual, as empresas poderão fazer, dentro deste ambiente tridimensional, suas simulações de operações em centros de distribuição e estoque, projeção de rotas, testar processos de embarque e desembarque etc.
Reuniões e treinamentos
Reunir os profissionais para treinamentos também ficará mais fácil com o metaverso na logística. Os times poderão se encontrar e trocar experiências em auditórios e salas virtuais, sem a necessidade de deslocamento. Isso vale também, para reuniões corporativas e eventos para clientes.
Atendimento personalizado
Consumidores estão cada vez mais exigentes e para entender as novas demandas de consumo, fortalecer os relacionamentos e fidelizar os clientes, o metaverso será um aliado.
Afinal, o cliente poderá testar o produto no mundo virtual, solicitar customizações, fazer a compra no digital e receber a encomenda física em casa.
Entregas mais rápidas
O metaverso na logística deve influenciar na agilidade das entregas. Isso porque o cliente visitará uma loja de forma virtual e poderá finalizar a compra lá mesmo.
Para que a entrega seja feita na mesma velocidade da compra, será fundamental investir no omnichannel e no last mile.
Torre de controle logístico
O metaverso vai criar novas demandas logísticas e exigirá soluções e estratégias de todas as empresas da cadeia.
Os gestores precisarão de dados acessíveis instantaneamente para melhorar a tomada de decisão e aperfeiçoar os processos operacionais.
Para isso, torres de controle são uma excelente opção.
Integração de sistemas
Integração de sistemas, visibilidade operacional, rastreamento e acesso a dados em tempo real são necessidades no setor logístico.
À medida que o metaverso ganhar terreno, tudo isso será ainda mais essencial aos negócios, afinal, a conexão entre os universos digital e físico já impactou severamente a logística. Imagine quando o universo virtual se somar a isso.
Como preparar a logística para o metaverso?
A palavra de ordem é: tecnologia. Muita tecnologia e inovação nos processos logísticos serão necessários para que o metaverso na logística funcione.
O mindset é outro ponto fundamental. Uma nova cultura organizacional terá de nascer junto com o metaverso.
Algumas medidas são fundamentais para quem deseja se antecipar ao metaverso na logística:
- Integração de sistemas;
- Investimento em inteligência artificial;
- Automatização dos processos e descentralização das tarefas;
- Aperfeiçoamento do omnichannel;
- Otimização de recursos e redução de desperdícios;
- Novas tecnologias para gerenciamento de armazéns;
- Frotas mais modernas e com tecnologia embarcada;
- Identificação de parceiros focados em tecnologia;
- Reestruturação do planejamento estratégico voltado a novos modelos de consumo.
O metaverso na logística pode até parecer algo distante, mas é melhor estar preparado para essa e outras inovação do mercado.
As transformações digitais são constantes e quanto mais cedo as empresas entenderem que a logística precisa se atualizar e se modernizar, melhor.
Enquanto o mundo virtual ainda não estiver democratizado, são os negócios “reais” que se beneficiam quando as empresas entendem a necessidade de investir em soluções logísticas inteligentes.
Quanto mais a cadeia logística aprimora seus processos, mais madura está para o futuro. E você, está pronto para habitar o universo tridimensional e encarar o metaverso na logística?