Frete de retorno: como usar para aumentar o lucro da transportadora
Uma das boas práticas para otimizar os recursos da operação logística é a adoção do frete de retorno.
Essa solução possibilita que grandes distâncias percorridas possam ser melhor aproveitadas com um planejamento eficiente de rotas, envolvendo esse tipo de frete.
Ao contrário, se a frota percorrer grandes distâncias com o veículo retornando vazio até o local de origem, pode aumentar o custo do frete, ou obrigar a transportadora a diminuir a sua margem de lucro, colocando em risco a sua competitividade no mercado.
Portanto, confira no conteúdo abaixo o que é o frete de retorno, quais seus benefícios e como ele pode ser aplicado na transportadora. Acompanhe!
O que é o frete de retorno e como funciona?
O frete de retorno consiste na organização das rotas de entrega de maneira que o caminhão percorra trajetos de ida e de volta, carregando mercadoria.
Para que isso seja possível, é necessário fazer um eficiente planejamento das viagens, priorizando a primeira entrega, realizada na ida, e uma entrega que será feita no retorno.
Com isso, é possível evitar que o caminhão trafegue vazio, otimizando, assim, o seu espaço na ida e volta do trajeto.
Quais as vantagens do frete de retorno para a transportadora?
Agora que você sabe o que é frete de retorno, confira quais os seus principais benefícios a seguir!
Novos clientes
Com a frota circulando em várias regiões do país, é possível criar novas conexões, que no futuro podem gerar parcerias lucrativas e duradouras.
Todo gestor sabe que, para a sustentabilidade de um negócio, é preciso estar sempre na busca de novos clientes, garantindo um fluxo de caixa efetivo para o negócio.
Agilidade na operação
Quem trabalha com gestão de frotas sabe que a rapidez e agilidade no transporte são fundamentais para a competitividade da empresa no mercado.
Assim, quando se aplica o frete de retorno, é possível aproveitar melhor as rotas, evitando que o cliente tenha que esperar por uma nova saída do ponto de origem.
Aumento da produtividade
Quando a transportadora adota o frete de retorno, evita que o caminhão volte “batendo lata”. Como no Brasil o transporte de cargas soltas é comum, isso permite mais diversificação do transporte de mercadorias.
Com isso, ainda é possível aumentar os lucros da transportadora, permitindo que esse valor extra seja reinvestido no próprio negócio, melhorando cada vez mais a estrutura e a qualidade do serviço ofertado.
Como fazer o frete de retorno de forma eficiente?
Para implementar o frete de retorno na sua transportadora, é preciso seguir alguns passos. Acompanhe!
Capacitação de motoristas
A proatividade da equipe de transporte, incluindo os motoristas, é fundamental para conseguir fretes de retorno.
Para isso, é preciso contar com profissionais bem treinados e proativos, que tenham capacidade de negociar ativamente.
Além disso, uma equipe bem treinada evita gastos desnecessários, sendo fundamental para garantir a competitividade da empresa.
Assim, oferecer oportunidade de capacitação para motoristas é uma maneira eficiente de conseguir fretes de retorno.
Planejamento de rotas
Quando o assunto é frete de retorno, contar com um planejamento de rota é fundamental. Para isso, é possível contar com um sistema de roteirização, ferramenta que possibilita aproveitar melhor as viagens.
Com isso, você aumenta as chances de atender os clientes com rotas eficientes, garantindo a satisfação deles. Nesse cenário, contar com a tecnologia é fundamental.
Monitoramento de viagens
O monitoramento das viagens, além de conferir mais segurança para a carga e motoristas, colabora para que o cliente saiba, em tempo real, onde está a carga, garantindo para o frete de retorno a mesma qualidade do que os outros tipos de frete.
Controle logístico
Ao investir em tecnologia no transporte, é possível controlar os processos de modo mais eficiente, garantindo a qualidade e eficiência do frete de retorno.
Logo, a implementação de um sistema de gestão que tenha funcionalidades que atendam às necessidades da transportadora é fundamental para esse tipo de frete.
Agora que você sabe como usar o frete de retorno para aumentar o lucro da transportadora, conte com a tecnologia e siga essas dicas para ter mais sucesso nas suas ações!
Além disso, garanta que a operação aconteça com mais segurança e eficiência. Conte com as nossas soluções de gestão de riscos e gestão logística.
Aliados a programas e softwares de alta tecnologia, oferecemos aos nossos clientes ações para minimizar os riscos, zerar as ocorrências de roubos, fazendo com que a transportadora evite prejuízos.
Clique aqui e converse com nossos especialistas para conhecer melhor as nossas soluções.