|

O rastreamento de cargas refrigeradas é uma das medidas mais importantes no transporte de produtos como alimentos perecíveis, medicamentos, flores entre outros.

Essa solução é decisiva para melhorar a segurança durante a viagem, ampliar a visibilidade operacional, fazer o controle da temperatura da carga, tornar as entregas mais assertivas e assegurar a qualidade das mercadorias.

Além dos desafios enfrentados todos os dias por embarcadores e transportadores, como as estradas precárias e a ação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas, fazer a movimentação de produtos perecíveis é ainda mais complexo, já que esse tipo de mercadoria tem suas próprias especificidades.

Empresas que desejam manter alta performance logística precisam contar com tecnologias para o rastreamento de cargas refrigeradas, garantindo assim as perfeitas condições da carga do início ao fim da viagem.

Para saber como funciona o rastreamento de cargas refrigeradas, as especificidades deste tipo de operação e as soluções disponíveis para ampliar a visibilidade e o controle de temperatura, confira tudo neste artigo.

O que é o rastreamento de cargas refrigeradas

O transporte de produtos sujeitos à deterioração, como carnes, laticínios, medicamentos e alimentos frescos precisa, realmente, ser diferenciado.

Para o sucesso deste tipo de operação é fundamental adotar um rígido controle a fim de que o embarque, a viagem e as entregas ocorram de maneira correta, segura e sem imprevistos.

A alternativa é o rastreamento de cargas refrigeradas, um serviço logístico que se ampara em tecnologia e bons processos, permitindo assim que embarcadores e transportadores saibam, exatamente, as condições de transporte.

Isso envolve dados sobre a localização da mercadoria, o cumprimento dos prazos de entrega e, principalmente, a checagem das condições de temperatura da carga, que varia conforme o tipo de produto, as especificações do fabricante e as determinações dos órgãos sanitários e de saúde.

Como funciona o transporte de cargas frigorificadas?

O transporte de produtos como carnes, laticínios, medicamentos, entre outros, é realmente diferenciado. Ele precisa passar por um rígido controle a fim de que todo o processo ocorra da maneira correta, segura e sem imprevistos.

Para isso acontecer, os órgãos responsáveis observam as empresas de transporte com regularidade.

De acordo com a ABNT, TB-352, item 3.5.5, cargas perecíveis são todas aquelas compostas por produtos passíveis de deterioração ou que tenham composições que exijam condições especiais na temperatura e/ou arejamento para manter suas características orgânicas.

Para controlar essas condições especiais e evitar sanções legais dos órgãos públicos responsáveis, é preciso observar os principais KPI’s logísticos, como as condições climáticas preestabelecidas e o tempo previsto para entrega.

Caso contrário, haverá prejuízos financeiros tanto para o cliente quanto para a empresa contratada.

Para realizar o transporte dos produtos frigorificados, o veículo deve ter as tecnologias de resfriamento que permitam manter a temperatura desse tipo de carga.

O ideal é que produtos que necessitam de refrigeração não sejam transportados para longas distâncias, a fim de garantir que imprevistos não ocorram.

Isso só é possível se o cliente contar com um sistema que faça a conexão entre a central de logística e os veículos em operação. Dessa forma, é possível rastrear os principais indicadores do transporte, em tempo real e a todo instante.

Leia também: Transporte de alimentos congelados: como funciona e quais os cuidados.

Vantagens do rastreamento de cargas refrigeradas

O rastreamento de cargas refrigeradas traz uma série de vantagens, que vão do controle de qualidade das mercadorias às entregas no prazo, menos extravios e avarias, redução de sinistros, controle de custos e aumento da produtividade. Confira:

Visibilidade em tempo real

O rastreamento de cargas eficiente mostra a localização exata da frota em tempo real, identifica o trajeto percorrido, a velocidade, o comportamento e a forma como o motorista conduz o caminhão, sinaliza atrasos e melhora a comunicação entre os envolvidos.

Acompanhamento das entregas

Entregas no prazo são fatores importantes para a manutenção da competitividade, mas o comprometimento de reduzir atrasos, por exemplo, só é possível com sistemas de rastreamento.

Com ele é possível identificar os erros e os gargalos da operação e adotar medidas corretivas para aperfeiçoar o serviço.

Aumento da segurança

Localizar a mercadoria e saber se a viagem está transcorrendo normalmente não são as únicas vantagens do rastreamento de cargas refrigeradas.

Essa solução ajuda na prevenção de roubos, acidentes e avarias, melhorando a confiabilidade na operação e, consequentemente, aumentando a competitividade e os lucros.

Redução de custos e mais produtividade

Além de viagens otimizadas, visíveis e seguras, o rastreamento de cargas refrigeradas favorece a redução de custos e o aumento da produtividade.

Quanto maior o controle, maior a eficiência e a produtividade. E quanto maior a eficiência logística, menores os gastos com manutenção, consumo de combustível, seguro da frota e menos prejuízos com acidentes ou roubos.

Melhoria no planejamento de rotas

O rastreamento de cargas refrigeradas é uma ferramenta eficaz para corrigir os trajetos, reduzir o tempo gasto nas viagens e fazer com que as entregas sejam feitas dentro do prazo combinado com o cliente.

A roteirização também mostra quando ocorre a fuga de rotas, a parada em locais pouco seguros e outros desvios de padrão.

Controle de horários e jornadas

Com rastreadores e sistemas de monitoramento, transportadores e embarcadores conseguem fazer o acompanhamento de horários e jornadas dos motoristas, a duração das paradas e os locais escolhidos para descanso, as paradas fora das áreas pré-determinadas, o tempo ocioso e o descumprimento de regras fundamentais ao sucesso das operações com cargas refrigeradas.

Cuidados no transporte e rastreamento de cargas refrigeradas

Toda operação complexa como o transporte de cargas refrigeradas requer o uso de tecnologias para fazer o controle de temperatura. Mas não é só isso.

A parceria com transportadoras e gerenciadoras de risco experientes em operações complexas também é importante.

No Brasil, nem todas as empresas do setor executam essa modalidade de transporte porque há uma série de exigências que precisam ser cumpridas.

Entre os cuidados estão:

Regulamentação

O transporte de cargas refrigeradas é regulamentado pela NBR 14701/2001, que determina, entre outros pontos, que a refrigeração do veículo seja iniciada 15 minutos antes do início da operação, sempre de acordo com a temperatura ideal de cada produto.

Além da climatização, a norma padroniza o registro da temperatura nos veículos, no estoque, viagem, embalagem, entre outros. É fundamental também dar atenção às especificações fiscais de cada estado e cumprir as demais legislações relativas ao transporte rodoviário de carga.

Condições da frota

É necessário que o veículo de transporte esteja de acordo com o tipo e a quantidade da carga transportada. A higiene total é um ponto central, principalmente para cargas alimentícias, como carnes, frutas e legumes.

De maneira igual, é preciso que o veículo esteja com todas as manutenções em dia. Além de contribuir com acidentes na estrada, falhas no veículo podem ocasionar atrasos que, por sua vez, podem estragar a carga, causar a perda da mercadoria transportada e, no fim, gerar prejuízos para todos os envolvidos.

Acondicionamento e conservação

Organizar a carga com base nas regras de conservação de cada produto é essencial para garantir que a operação seja um sucesso. Além disso, todo o espaço do veículo deve ser ocupado, evitando a ociosidade da frota e reduzindo os custos.

Mais uma vez é importante ressaltar a necessidade de rigor com a temperatura ideal, garantida por um eficiente sistema de rastreamento de cargas refrigeradas. Só assim a conservação da carga não será um problema.

Planejamento estratégico da operação

Definir a melhor rota para a movimentação das cargas refrigeradas é importante, pois é preciso cumprir prazos e regulamentações para este tipo de transporte. O ideal é roteirizar o trajeto e rastrear toda a operação.

Para garantir que cada etapa seja cumprida de acordo com o tempo estimado, evitando atrasos e depreciação da carga, o planejamento e a roteirização devem ser seguidos à risca.

Equipe de profissionais capacitados

Uma equipe bem treinada faz toda a diferença na operação logística. Diante da complexidade do transporte e do rastreamento de cargas refrigeradas, o melhor é contar com a expertise do time logístico.

O uso de sistemas de gestão integrados e torre de controle, por exemplo, ajudam a evitar desvios de rota ou atrasos.

Avaliação do percurso

Um dos principais cuidados no transporte é a avaliação do trajeto realizado.

O rastreamento das cargas permite que o gestor faça o acompanhamento e detecte eventos que contrariem as regras a serem cumpridas pelos motoristas.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento e a comunicação com o cliente fazem parte das demandas no transporte de cargas refrigeradas.

Com rastreadores e sistemas de monitoramento fica mais fácil obter as informações necessárias para comunicar qualquer imprevisto e repassar os detalhes da operação aos clientes.

Gestão do tempo

Gerenciar o tempo das viagens torna a operação mais eficiente e agiliza as entregas. Os prazos, quanto mais curtos, melhores. O mercado anseia por agilidade e, por isso, a gestão do tempo é um dos cuidados essenciais no transporte de cargas.

Métricas no transporte e rastreamento de cargas refrigeradas

Para garantir as condições especiais no transporte é fundamental acompanhar os principais KPIs logísticos, incluindo as oscilações de temperatura durante a viagem e o percentual das entregas no prazo.

Saiba quais são os principais indicadores no rastreamento de cargas refrigeradas.

  • Temperatura da carga.
  • Cumprimento dos prazos de entrega.
  • Mercadorias com danos ou avarias.
  • Percentual de devoluções.
  • Nível de satisfação dos clientes.
  • Tempo total de carga e descarga.

Ferramentas para o transporte e rastreamento de cargas refrigeradas

Existem diferentes tecnologias e soluções que tornam o rastreamento de cargas refrigeradas eficiente e confiável. As mais conhecidas são:

GPS (Global Position System)

Dispositivo instalado no caminhão envia sinais, via satélite, sobre a localização da carga a partir de coordenadas de longitude e latitude.

Os dados são enviados à Central de Monitoramento e compartilhados com a transportadora. Permite acesso às informações em tempo real sobre o local exato do veículo.

RF (Radiofrequência)

Sistema de rastreamento por RF utiliza as antenas rádio para triangular os sinais captados e precisar a localização do caminhão.

É eficiente também em ambientes fechados e cobertos onde o GPS não alcança. Por isso, é uma boa escolha para o rastreamento de cargas refrigeradas em áreas urbanas, trechos com túneis e galpões.

Etiqueta RFID (Identificação por radiofrequência)

Essa é outra solução aliada do rastreamento de cargas e facilita a comunicação e identificação da mercadoria por meio de etiquetas que liberam ondas para um receptor e antenas.

O sinal é convertido em dados digitais, tornando a identificação das mercadorias e o rastreamento mais eficientes.

Ajuda na localização de cargas roubadas, por exemplo, já que faz o rastreio mesmo quando as mercadorias são retiradas do caminhão.

Telemetria para rastreamento de cargas refrigeradas

O recurso usado amplamente pelas equipes de Fórmula-1 é excelente para o rastreamento de cargas refrigeradas, além de fazer o monitoramento da frota e oferecer dados sobre velocidade, consumo de combustível, perda de potência, acelerações ou frenagens bruscas etc.

Ou seja, faz a gestão durante toda a viagem por meio de redes sem fio (via satélite ou rádio).

Roteirizadores de carga

A ferramenta auxilia na escolha dos melhores trajetos e facilita o serviço de transporte das cargas fracionadas, que envolvem a distribuição em diferentes locais.

Além de contribuir na análise do trânsito e percurso, a tecnologia otimiza tempo, custos, entregas e complementa o monitoramento das viagens e gerenciamento dos riscos.

Softwares de gestão no rastreamento de cargas refrigeradas

Aliar os rastreadores ao uso de softwares de gestão torna o acompanhamento logístico mais completo. Esta solução não apenas melhora o rastreamento como otimiza outros processos logísticos.

Os sistemas integram dados da gestão, documentação, carga e veículo, mantendo embarcadores, transportadores e clientes bem informados.

Como fazer o rastreamento de cargas refrigeradas?

O transporte fracionado é aquele em que a transportadora carrega mercadorias de empresas diferentes, com destinos de entrega diferentes.

Entre as vantagens está o custo, que acaba diluído entre todos os contratantes do transporte.

Em contrapartida, o tempo de entrega pode ser maior se não for bem planejado.

No caso das cargas refrigeradas, o desafio do transporte fracionado é ainda maior, já que a temperatura precisa ser controlada, a roteirização e o gerenciamento de risco devem ser assertivos e algumas regras não podem ser negligenciadas.

Lembre-se: o rastreamento de cargas assegura a qualidade das operações logísticas, o cumprimento do plano estratégico, a melhoria dos processos internos e externos, além de organizar e estruturar os dados gerados pelas viagens.

Confira os principais cuidados no transporte fracionado refrigerado

Existem algumas restrições para o embarque de cargas refrigeradas.

  • Alguns produtos – como alimentos e químicos – não podem ser misturados a outros tipos de mercadorias para evitar contaminações.
  • O planejamento das entregas deve ser rigoroso para que as cargas cheguem nos diferentes destinos sem atraso, respeitando os prazos combinados.
  • O rastreamento e o monitoramento devem ser prioridades. Como o caminhão tem destinos variados, é fundamental aumentar o controle e a visibilidade sobre a operação.
  • Para reduzir os custos, cumprir os prazos de entrega e manter a qualidade dos produtos, satisfazendo as expectativas dos clientes.
  • Outro aspecto importante no transporte fracionado de refrigerados é investir em planejamento com o apoio de tecnologias de gestão, monitoramento e gestão de riscos.

A importância da tecnologia de rastreamento de cargas refrigeradas

Muitas são as vantagens de se ter uma ferramenta de rastreamento de cargas, pois ela otimiza o tempo das equipes, poupa recursos da empresa e aumenta a produtividade.

Atualmente, sem investimentos em tecnologia, é praticamente impossível se manter competitivo neste mercado.

Com tecnologia de rastreamento, as empresas identificam os erros e os problemas ocorridos durante o deslocamento, sabem se o veículo está muito tempo parado, se apresenta algum defeito, se desviou de rota, se parou em locais não homologados, se uma porta foi aberta sem autorização da central de monitoramento logístico ou se a temperatura extrapolou os limites.

Mais do que isso, com as tecnologias de rastreamento de cargas refrigeradas é possível obter rapidamente os subsídios necessários para a solução de cada imprevisto.

Conte com quem entende do assunto

A Opentech tem as soluções que sua empresa precisa para melhorar os resultados da gestão e garantir a segurança das cargas refrigeradas.

O Open SIL é a ferramenta ideal para gerir toda a logística com o máximo de informações e um alto nível de produtividade.

A ferramenta faz o controle de todos os aspectos do transporte de cargas refrigeradas, como:

  • controle de temperatura; controle de velocidade;
  • informações sobre as rotas realizadas;
  • datas do prazo de entrega;
  • quilometragem percorrida;
  • informações do veículo;
  • controle de coleta;
  • controle de diárias.

Já o Controle de Temperatura Logística da Opentech permite a realização de teste pré-frio (certificação do funcionamento de todos os sensores de temperatura), grid de controle de temperatura (histórico da variação de temperatura da carga) e alertas (avisos disparados no caso de inconformidades da temperatura, alertando imediatamente sobre a necessidade de ações de reajuste).

Para ter mais detalhes sobre o rastreamento de cargas refrigeradas, baixe o e-book “Como funciona o rastreamento de cargas frigorificadas”, que trata desde os principais riscos até a gestão de processos neste tipo de operação.

Aproveite para conferir também as 5 principais formas de reduzir os custos logísticos.

 

To top