|

Para prevenir acidentes com carga frigorificada, os processos passam por muitas consequências, sejam elas para os profissionais diretamente ligados ao processo ou ao bem material transportado.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o custo total com acidentes no Brasil chegou a R$ 12,92 bilhões, representando um aumento de R$ 800 milhões em relação a 2021.

O número de acidentes em 2022 foi de 64.447, em média 177 por dia.

Então, o que fazer para diminuir esses dados alarmantes?

  • mais fiscalização e aplicação de leis;
  • melhorias em estradas e sinalizações;
  • realização de exames toxicológicos;
  • e treinamentos para os motoristas, tendo em vista que a maior causa de acidentes está associada ao fator humano, geralmente a imprudência.

Quando falamos do segmento de transportes de alimentos, principalmente os perecíveis e refrigerados, como o frigorificado, temos fatores que vão além das vidas envolvidas, custos logísticos, seguros e exposição da marca.

Sem haver tempo para o salvamento da carga, uma das consequências dos acidentes é, normalmente, o crime de saque das mercadorias, bem como a condenação dos produtos para o descarte por questões de temperatura, por isso a importância de prevenir acidentes.

Diante destes cenários, em que ainda temos um número elevado de acidentes, causando um agravamento no caso dos frigorificados e sendo o fator humano a principal causa dos eventos, é que se faz necessária uma mudança de cultura crescente nas organizações para criar ou ampliar programas de prevenção de acidentes.

Cuidados necessários para prevenir acidentes com carga frigorificada

Um Programa de Prevenção de Acidentes (PPA) robusto e completo, como o da Opentech, é pautado em vários pilares.

1. Processos bem disseminados

Os principais pilares estão voltados aos processos simples e bem disseminados a todos os colaboradores e níveis hierárquicos.

2. Métodos e controles

Métodos e controles para o acompanhamento diário de gestão das regras dos processos, principalmente excessos de velocidades e jornadas longas.

3. Capacitação

O último, mas não menos importante, capacitações e reciclagens periódicas.

Dessa forma, como uma das principais bases que norteiam a prevenção de acidentes no transporte rodoviário de cargas, os processos de acompanhamento e treinamento dos profissionais deve ser constante.

Como deve ser feito o acompanhamento para prevenir acidentes com carga frigorificada?

O material repassado nestes encontros deve ter abordagens macros sobre condições de vias, uso de psicotrópicos, fatores externos e dicas de segurança voltados às suas especificações, como, por exemplo, o transporte em contêineres, gancheiro ou bitrem.

Quer saber como implementar o PPA na sua empresa?

A Opentech já possui uma solução no mercado, com cases de sucesso em vários segmentos, inclusive para carga frigorificada.

Além dos treinamentos presenciais, treinamentos on-line, relatórios de excessos, há ainda o mapeamento das rotas com maior índice de acidentes e, assim, é possível dar o aviso antecipado aos condutores quanto aos perigos que aparecerão pela frente.

Gostou do conteúdo e quer saber mais desta solução? Converse diretamente com um de nossos especialistas!

To top