|

A carga e descarga do caminhão no transporte de mercadorias, quando não é realizado com eficiência, pode causar sérios prejuízos às empresas.

Todo o processo da cadeia de distribuição envolve diversos desafios. A carga e descarga é um deles, pois as empresas precisam garantir agilidade e segurança para que a carga seja colocada da melhor forma no caminhão, assim como retirada ao chegar no seu destino.

Para isso, não é preciso apenas uma equipe de carregamento, mas um bom planejamento, estacionamento adequado e motoristas e ajudantes capacitados.

Para saber como trazer eficiência para a carga e descarga de mercadorias, confira o conteúdo a seguir.

Separamos pontos importantes que devem ser levados em conta na otimização do processo para conseguir que a sua empresa economize tempo e evite prejuízos. Boa leitura!

O que diz a Lei sobre carga e descarga

A Lei nº. 13.103 determina as principais mudanças com relação à carga e descarga de mercadorias no transporte rodoviário de cargas. Ela trouxe modificações com relação ao exercício da função de motorista, e algumas dessas mudanças influem diretamente no processo de carga e descarga. São elas:

  • Prazo limite: a Lei determina que o prazo máximo para carga e descarga é de até 5 horas. Caso seja ultrapassado, uma multa deverá ser paga no valor de R$1,38 por tonelada/hora ou fração.
  • Indenização por tempo de espera: de acordo com a Lei, o motorista pode ser indenizado em 30% do salário-hora normal, conforme as horas de tempo de espera.
  • Jornada de trabalho: a jornada do profissional pode ser estendida em até 4 horas extraordinárias se houver comum acordo.
  • Tempo de folga: o descanso deverá ser de 11 horas entre jornadas, sendo 8 horas de descanso ininterruptas e as outras 3 horas fracionadas.
  • Exame toxicológico: o exame é obrigatório e deve ser refeito a cada 2 anos e 6 meses.

Webinar Jornada do Motorista: da legislação à prática - Opentech

Como superar os principais desafios da carga e descarga de caminhões

O processo de carga e descarga possui alguns desafios que, quando não são bem gerenciados, podem colocar em risco a eficiência da operação. Confira a seguir quais são esses desafios e como superá-los.

Tempo na carga e descarga

Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é o tempo na carga e descarga de caminhões. E embora falando pareça simples, esse processo costuma ser bem mais complexo.

Isso porque envolve diversas áreas dentro da empresa e, caso não seja feito com eficiência, pode acarretar multas, perda de prazo na entrega, dentre outros prejuízos.

Por isso, a melhor maneira de evitar esse desperdício de tempo e dinheiro, é investindo na integração de sistemas e em um bom planejamento estratégico. Esse, quando realizado com antecedência, consegue prever o que será necessário para que a carga e descarga seja feita com eficiência.

Além disso, faz com que a sua equipe tenha em mãos as informações necessárias de horário e localização para otimizar o tempo no processo.

Planejamento de rotas

Alguns centros de distribuição costumam ter um acesso mais difícil, por estarem próximos ou inseridos nas cidades. Além disso, algumas delas também podem restringir a circulação de caminhões em certos horários.

Portanto, com um bom sistema de planejamento de rotas, você consegue levar em consideração esses pontos que influenciam diretamente a sua operação.

Equipe capacitada

Outro ponto importante para garantir a eficiência na carga e descarga é contar com uma equipe capacitada. Não apenas para garantir que a rota seja traçada corretamente, mas também para manusear as mercadorias.

Existem mercadorias que precisam de maiores cuidados como carga frigorificada, alimentos, cargas perigosas, dentre outras.

Por isso, ao capacitar a sua equipe, você garante mais agilidade ao processo e também mais segurança tanto para seus funcionários quanto para que a carga chegue de forma íntegra ao cliente.

Documentação da carga

Na hora de conferir a mercadoria na carga e descarga, é importante ter em mãos a documentação necessária com todas as informações. Isso pode aumentar o tempo dedicado ao processo, acarretando multas e atrasos no prazo de entrega.

Condições do veículo

A condição do veículo é outro item de extrema importância para o transporte das mercadorias. Quando se tratar de produtos que precisam de uma armazenagem diferenciada, é preciso que o veículo esteja adaptado.

Como é o caso de carga frigorificada que precisa de controle de temperatura, por exemplo. Por isso, é importante sempre realizar os checklists do veículo antes de iniciar a operação.

Checklist logístico - baixe o material

Soluções para garantir a eficiência na carga e descarga

O intervalo de informações precisas do andamento de uma viagem, entre o embarque até a chegada ao destino sempre foi um incômodo para as transportadoras.

Por isso, a Opentech veio suprir esta necessidade com o Sistema Integrado de Informações – SIL.

Este software, especializado em acompanhar rotinas preestabelecidas, permite que o usuário “enxergue” toda a movimentação de sua frota ou no caso do embarcador o andamento de seus produtos online.

Mas o trabalho do SIL começa bem antes, com a integração com o software de gestão do cliente.

Desta integração, de modo automatizado, alimenta-se de dados a viagem, documentos fiscais, produtos, origem, destino etc. Com estas informações, o SIL escolhe da base do cliente (por suas características e localização) o veículo mais indicado para determinado embarque/viagem. Na sequência, o usuário pode fazer a reserva do veículo.

A partir desta reserva o SIL também acompanha o andamento do veículo desde a origem de embarque até o local de carga, avisando possíveis atrasos.

A partir da chegada, fornece os tempos de permanência e status do veículo na planta do local de carga e ou descarga. Simultaneamente, os operadores do local de carregamento ou de descarga, acompanham os tempos dos veículos (parametrizados com alertas), que esperam carregar/descarregar na planta.

Todos estes dados de tempo são consolidados em relatórios de performance, tornando possível o contratante e o contratado gerenciar e ajustar as operações, tornando-as mais produtivas e econômicas.

Quer aplicar essa solução para a sua empresa e garantir mais eficiência na carga e descarga? Então clique aqui e converse com nossos especialistas.

A Opentech é referência no mercado em gerenciamento de riscos e inteligência logística para o transporte de cargas. Trazemos soluções aliadas à mais alta tecnologia para garantir agilidade, precisão e segurança nas operações dos nossos clientes.

To top