|

A cadeia de suprimentos na logística exerce um papel importante, principalmente quando o desafio é a redução de custos e minimização de falhas.

Isso porque é preciso manter os processos funcionando de forma otimizada para que a operação não seja prejudicada.

Mediante a tudo isso, o profissional desta área precisa saber organizar suas tarefas para acompanhar as exigências da área. Para isso, é necessário acompanhar as tendências e adotar medidas que tragam mais eficiência e menos riscos.

Listamos abaixo informações importantes sobre a cadeia de suprimentos na logística, assim como tendências que poderão ajudar a sua equipe de logística na organização e otimização dos processos. Boa leitura!

Qual a diferença entre cadeia de suprimentos e logística

Existe uma diferença entre a cadeia de suprimentos e a logística, e muitos tendem a confundir, pois ambas possuem atividades similares.

Porém, a cadeia de suprimentos está relacionada aos métodos e processos que envolvem todo o ciclo do produto, desde a produção até a pós-venda. Já a logística é apenas uma parte da cadeia de suprimentos.

Dessa forma, os processos encontrados na cadeia de suprimentos são com relação à gestão de estoque, sistemas, planejamento de demanda, fabricação, logística, pós-venda, etc.

Já as operações logísticas envolvem a compra de matéria-prima, armazenagem, transporte, saída do produto, logística sustentável, logística interna, dentre outros.

Transformação digital na cadeia de suprimentos

A transformação digital traz impactos na cadeia de suprimentos e tem sido bastante incorporada nas empresas, principalmente para aquelas que querem acompanhar o mercado.

Isso inclui a procura por sistemas cada vez mais integrados para manter os setores conectados em tempo real. Isso facilita a gestão da cadeia de suprimentos, trazendo uma visibilidade maior e a possibilidade da equipe identificar erros e saná-los.

A gestão de dados em nuvem na cadeia de suprimentos inteligente já é uma realidade. Os dados são coletados de sistemas e utilizados para gerar insights e automação de processos.

Além disso, a cadeia de suprimentos inteligente também promove o acompanhamento do produto em tempo real e uma visão mais sustentável à operação, podendo monitorar índices de carbono e emissão de gases, por exemplo, durante todo o processo da cadeia.

Isso pode trazer insights para que a empresa consiga mensurar o seu impacto social e econômico, garantindo melhorias na vida dos clientes, mas também daqueles que trabalham nas cadeias de suprimentos.

Ações que garantem a eficiência nos processos da cadeia de suprimentos

Para garantir a eficiência na cadeia de suprimentos, é preciso fazer uma análise detalhada de todos os processos. Por isso, o gerenciamento e controle é essencial. Confira a seguir algumas ações para incorporar no seu plano de gestão e melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos.

Planejar os estoques previamente

Planejar estoques possibilita saber antecipadamente sobre a necessidade de reposições de mercadorias e assim trabalhar em melhoria e agilidade no atendimento ao cliente.

Além disso, levantar custos de armazenagem é uma importante variável que deve ser considerada durante todo o processo de planejamento.

Investir em capacitação

O investimento em cursos, graduações e especializações é essencial para manter o equilíbrio entre experiência prática e conhecimento teórico.

Assim, a formação dos profissionais do setor é indispensável, pois contribui para que o especialista possa ficar atento às novidades e preparado para lidar com as mais diversas situações durante o dia a dia.

Como exemplo, imagine em um futuro próximo entregas de cargas sendo realizadas em carros elétricos, veículos não tripulados, bicicletas e drones.

Terceirizar algumas etapas do processo

A terceirização de algumas etapas do processo logístico pode trazer diversos benefícios, incluindo simplificar e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Também é possível terceirizar para reduzir custos, pois o profissional interno consegue priorizar outras atividades ainda mais estratégicas, focando ainda mais no negócio.

Infográfico - principais formas de reduzir os custos logísticos - Opentech

Ficar atento às novas tecnologias e tendências do mercado

Cada vez mais sistemas estão sendo apresentados no mercado, principalmente na área logística. Essas inovações chegam com o objetivo de trazer maior visibilidade da operação, a fim de suprir problemas encontrados na gestão.

Como é o caso da cadeia de suprimentos inteligente onde todos os setores da empresa estão conectados com dados em nuvem. Assim, a equipe recebe esses dados e consegue identificar gargalos e erros, tendo insights importantes para melhorar a eficiência da operação.

A automatização de processos também é uma consequência quando se fala em operações 4.0 e logística integrada. Afinal, elas se baseiam em dados para trazer maior inteligência e visibilidade logística.

Como alcançar o índice de maturidade logística na sua operação

Tendências a seguir  para melhorar a gestão logística

Falamos aqui de cadeia de suprimentos inteligente e operações 4.0, mas para ficar mais claro como a tecnologia tem sido utilizada no setor, separamos abaixo as principais tendências.

Confira a seguir e entenda o que pode ser incorporado na sua empresa para melhorar a gestão logística e a eficiência da sua operação.

Novas plataformas

O mercado oferece soluções e softwares que ampliam a visibilidade logística e melhoram os processos operacionais e de gestão, do início ao fim.

Como é o caso do Open SIL, por exemplo, um sistema de visibilidade logística que oferece o monitoramento de todas as etapas do transporte: planejamento, coleta, viagem e entrega.

Esse pode ser integrado com outros sistemas para garantir que essa etapa seja monitorada de forma eficiente, garantindo a qualidade do serviço.

Talento humano aliado à inteligência artificial

Já imaginou unir o potencial de profissionais altamente capacitados, com o que há de mais moderno em sistemas, softwares e equipamentos? Uma fusão perfeita, capaz de aprimorar os resultados, a prática operacional diária e o controle logístico de sua empresa.

Para isso, invista na capacitação de profissionais para a área e sua adaptação com sistemas que trazem soluções tecnológicas avançadas.

Mudanças na logística reversa

A logística reversa é um assunto recorrente nas discussões atuais. Contar com soluções eficientes que contemplem não apenas a redução nas margens de erros e entregas com qualidade, mas oferecer um sistema aprimorado para trocas e devoluções, é um diferencial na cadeia de suprimentos.

Cadeia de suprimentos autônoma

Entregas com drones, automóveis autônomos, automatização em armazéns e outras inovações, são mudanças que já fazem parte do nosso dia a dia.

Com uma operação sistematizada, sobra mais tempo para o seu time e a liderança se dedicarem ao planejamento estratégico. Lembre-se disso.

Leia também nosso material completo feito por especialistas do setor sobre eficiência na cadeia de suprimentos e satisfação do cliente.

Operações mais rápidas

Os consumidores sabem que o mundo online e offline está conectado. A dinâmica dos tempos modernos também se aplica à cadeia de suprimentos.

Contudo, para ser ágil a resposta aos clientes, bem como, o controle de riscos em todo o processo, as empresas precisam de processos confiáveis, eficácia na gestão e na operação.

Como é o caso do Last Mile que pode trazer impactos significativos na operação logística das empresas, uma vez que corresponde a parte mais cara e desafiadora do processo.

Atuações preventivas

Tomar decisões rápidas, assertivas e inteligentes é determinante para a cadeia de suprimentos.

Todavia, só é possível com visibilidade integral das operações e acesso a indicadores de desempenhos precisos.

Um exemplo são as torres de controle, excelentes ferramentas que oferecem soluções tecnológicas e profissionais dedicados às operações.

Valorização da informação

As informações são valiosas para as empresas, elas norteiam decisões estratégicas. Assim, compartilhar dados com stakeholders agiliza e traz confiabilidade às operações.

A integração de informações entre compradores, fornecedores, distribuidores, varejistas, transportadores e clientes é um ponto fundamental no processo.

Parte da nova revolução da cadeia de suprimentos pode ser atribuída às etapas de comunicação, informação e visibilidade. Com as transformações digitais, o mundo “ficou mais próximo”, devido à conectividade.

A inovação da cadeia de suprimentos na logísticaé constante e você precisa fazer parte desse futuro!

Os carros ainda não voam, mas os caminhões já circulam sem motoristas.

E ainda que não sejam vistos em nossas estradas, por enquanto, há um imenso ramo de possibilidades e de soluções inovadoras que podem ser adotadas por sua empresa. Elas chegam ao mercado para melhorar o desempenho, a qualidade dos serviços e, é claro, a satisfação dos clientes e os resultados.

Nós da Opentech estamos sempre em busca de soluções aliadas à mais alta tecnologia para garantir aos nossos clientes mais eficiência nas suas operações.

Não fique para trás, acompanhe as tendências do mercado e garanta o sucesso do seu negócio, reduzindo riscos e garantindo maior agilidade e segurança. Clique aqui para conversar com nossos especialistas e entender como nossas soluções podem trazer esses benefícios a sua empresa.

To top