|

Manter a qualidade e a produtividade na logística das operações é um grande desafio, pois envolve diversos processos que precisam ser observados para que os produtos cheguem com qualidade no destino.

A falta de organização no controle da operação logística pode sobrecarregar os gestores e a equipe, gerando brechas, possibilitando os gargalos em toda a cadeia de suprimentos, além de custos extraordinários que poderiam ter sido evitados.

Portanto, para que você entenda como manter a qualidade e produtividade na logística do transporte de cargas, separamos 7 melhorias que você pode incorporar na sua transportadora. Boa leitura!

7 melhorias para aumentar a qualidade e produtividade na logística do transporte de cargas

Quando uma viagem é conduzida sem planejamento, diversos problemas surgem, e consequentemente, recursos valiosos são desperdiçados.

Carregamentos fora do horário, cobranças diárias, sinistro de cargas, não cumprimento do on time, perdas contratuais, exposição da empresa, entre outros problemas.

Dessa forma, investir em aprendizado e tecnologia é o caminho ideal. Principalmente, se for para sair do piloto automático, obter novas percepções, e elevar a gestão logística a um novo patamar.

Portanto, confira a seguir 7 melhorias para aumentar a qualidade e produtividade na logística do transporte de cargas:

1) Visibilidade logística em tempo real

Você pode e deve garantir um controle logístico operacional para ter uma melhor visibilidade da sua operação de transporte.

Através de sistemas com funcionalidade de acompanhamento em tempo real, você recebe dados relacionados a sua operação, facilitando as tomadas de decisões assertivas.

É fundamental associar as equipes a profissionais especializados para alcançar mais resultados, traçar rotas inteligentes e planejar as operações, data driven, avaliando tendências na automação dos processos com o auxílio de inteligência artificial.

Webinar - Descubra como implementar a Torre de Controle Logístico na sua operação - Opentech

2) Otimização de rotas para qualidade e produtividade na logística

Mediante a otimização de rotas, pode ocorrer a diminuição do tempo de entrega, melhorando a produtividade da sua transportadora. Além disso, também é possível evitar sinistros, escolhendo caminhos mais seguros, diminuindo os riscos de roubos e acidentes.

Dessa forma, conte com um sistema de inteligência e investigação. Com a ajuda de uma gerenciadora de riscos, você terá acesso a essa solução, além de garantir mais qualidade e produtividade para a sua frota.

3) Indicadores de desempenho para avaliar a operação

Ter um sistema que monitore os principais KPIs de logística é fundamental para conseguir avaliar as operações e identificar onde estão localizados os gargalos que precisam ser resolvidos.

Confira alguns indicadores de desempenho:

  • índice de entregas no prazo, em atraso, com avarias ou devoluções;
  • tempo de trânsito da mercadoria;
  • on time, delivery – OTD;
  • entregas com não conformidade;
  • controle do valor gasto com combustível e o faturamento da empresa, dentre outros.

Para isso, conte com um sistema que ofereça dashboards e dados eficientes em relatórios para uma melhor visualização desses KPIs.

4) Acompanhamento da jornada do motorista

O acompanhamento da jornada do motorista é essencial para garantir que a sua empresa cumpra as normas e direitos do motorista, mas, é preciso evitar riscos, como trabalhar com um profissional cansado, após jornadas prolongadas de viagens.

Webinar Jornada do Motorista - Opentech

5) Capacitação da equipe para gerar qualidade e produtividade na logística

Promover a capacitação da equipe faz com que a sua operação alcance cada vez mais qualidade.

Diminuindo os riscos de avarias com a carga, perda de carga por controle inapropriado de temperatura e risco de acidente na via.

6) Controle de qualidade com a carga

Dependendo do tipo de mercadoria que seja transportada, há cuidados e exigências essenciais para garantir a integridade da carga na entrega ao cliente final.

Por isso, trabalhe com sistemas que façam monitoramento de viagem, assim como, o controle da temperatura no transporte para cargas refrigeradas, o manuseio adequado da mercadoria, o controle de qualidade do acondicionamento para evitar perdas, dentre outros pontos importantes para garantir o cuidado com a carga e a qualidade da sua operação.

7) Gerenciamento de riscos eficiente

Com um bom gerenciamento de riscos, você consegue minimizar ou zerar os incidentes de roubo e perda de cargas e aumentar as chances de recuperação caso alguma dessas ocorrências aconteça.

Além disso, com a ajuda de uma gerenciadora de riscos, você também reduz as chances de sinistros durante a operação e garante:

  • O controle mais eficiente da operação através de rastreamento de carga;
  • O uso de iscas de carga, imobilizadores/bloqueadores, escoltas e serviços de inteligência;
  • O monitoramento de viagem em tempo real;
  • A comunicação com o motorista durante a viagem;
  • O controle de temperatura no transporte para cargas refrigeradas;
  • O levantamento de informações em campo, por meio de indicadores logísticos;
  • A capacitação de profissionais para manuseio e transporte seguro, dentre outras funcionalidades.

Com a Opentech, você tem acesso a soluções com tecnologias totalmente voltadas para dar mais eficiência a sua frota, garantindo a segurança e qualidade da sua operação.

Para entender melhor qual a solução mais adequada ao seu tipo de operação, clique aqui e converse com nossos especialistas.

To top