|

A direção segura é uma das melhores práticas quando o assunto é gerenciamento de riscos em transportadoras, pois ela é capaz de prevenir acidentes e zelar pela segurança do motorista, ajudando também na redução de custos da frota.

E além da economia dos recursos e os outros benefícios citados, implementar um programa de direção segura também proporciona um transporte mais eficiente, pois garante a entrega da mercadoria dentro do tempo hábil e sem avarias, reduz processos, multas e implicações legais, além da cultura e sensação e preservação da marca.

Portanto, diante de tantos benefícios, separamos 5 boas práticas para ajudar você a saber como promover a direção segura dentro da empresa para diminuir o número de acidentes e ocorrências na operação. Confira no conteúdo abaixo!

Entenda o que é a direção segura

Direção segura compreende uma série de ações para garantir mais segurança ao motorista e a todos os agentes envolvidos no trânsito.

Se bem alinhadas, essas ações contribuem para evitar acidentes, garantir a vida do condutor e a eficiência da operação.

Quais os benefícios de implementar a direção segura na frota?

Ao implementar a direção segura na sua frota, você reduz o risco de acidentes, o que traz outras diversas vantagens, como a redução de manutenção da frota, por exemplo.

Como consequência, a transportadora pode usufruir de uma grande economia, e esses recursos podem ser empregados em outros departamentos, como na compra de mais caminhões, capacitação da equipe e até mesmo no investimento em soluções para otimizar a gestão de riscos da empresa.

Como consequência, a transportadora passa a ter mais credibilidade no mercado, além de conseguir preservar a imagem da empresa, pois muitas frotas possuem o logo estampado nos veículos e se envolver em acidentes pode causar um impacto negativo.

Além disso, a direção segura também se encaixa no conjunto de boas práticas para empresas que são conscientes, sustentáveis e bem geridas (ESG), pois o transporte de cargas também pode interferir negativamente no meio ambiente e ter motoristas treinados para de minimizar os impactos é essencial a fim de garantir a conscientização dentro da transportadora.

5 boas práticas para promover a direção segura na empresa

No dia a dia do transporte de cargas, existem algumas práticas fundamentais para garantir uma direção segura. Acompanhe!

Manutenção dos veículos em dia

Uma direção segura está ligada, de forma direta, à manutenção do veículo. Isso acontece porque, no momento da revisão, é possível encontrar peças que estão desgastadas ou próximas do fim de sua vida útil.

Com a manutenção em dia, fica mais fácil identificar esses itens e, consequentemente, trocá-los a tempo de evitar um acidente, como acontece, por exemplo, com as lonas e pastilhas de freio.

Checklist logístico - baixe o material

Respeito no limite de peso da carga

Uma direção segura no transporte de carga está diretamente relacionada ao respeito à capacidade de ocupação do caminhão.

Isso porque, quando o automóvel trafega dentro do limite de carga adequado, ele não realiza um esforço adicional na sua estrutura.

Ainda preserva o seu conjunto motriz, garantindo um melhor rendimento para o veículo. Isso sem falar que freios, pneus e suspensão, além de outros componentes do veículo, são menos exigidos, o que colabora para a preservação da vida útil da frota.

Visibilidade da frota

Importante é ter visibilidade do que está acontecendo na frota, desta forma conseguimos antever e identificar motoristas com alto potencial de risco antes dos sinistros acontecerem.

Respeito às leis de trânsito

As leis de trânsito são uma aliada da direção preventiva, e colaboram para um trânsito mais seguro. Além disso, todas as regras foram estudadas por especialistas no trânsito, com o objetivo de diminuir os impactos negativos nas estradas e vias urbanas.

Logo, é importante atualizar sempre os motoristas quanto às leis, pois elas podem sofrer mudanças ao longo do tempo, além disso, grande parte dos motoristas possuem idades entre 40 e 50 anos, o que na época de tirar a CNH, podem não ter aprofundado a parte teórica que diz respeito à legislação de trânsito brasileira.

Treinamento dos colaboradores

Quando a transportadora investe em treinamentos e na capacitação de seus colaboradores, ajuda a elevar o nível de conhecimento acerca de várias questões envolvendo o transporte de carga e suas áreas relacionadas.

Com isso, os colaboradores são encorajados a redobrar a atenção durante as operações, a fim de entregar melhores resultados e eficiência.

Conheça os principais tipos de direção segura

A direção segura é dividida em duas modalidades: preventiva e corretiva. Acompanhe a seguir!

Direção preventiva

Vista como uma direção altamente recomendada, a direção preventiva tem como característica uma postura atenta do motorista no trânsito, seja ele urbano ou em estradas.

Ao adotá-la, é possível se antecipar às situações de risco, em outras palavras, antever o que pode acontecer a partir da observação.

Os condutores de veículos profissionais, como no caso do transporte de carga, podem fazer um aprimoramento na direção defensiva por meio de capacitações e treinamentos, o que proporciona a reciclagem dos motoristas da frota, conferindo mais segurança para o transporte de cargas da empresa.

Direção Corretiva

A direção corretiva acontece sempre que o motorista precisa remediar uma situação não prevista, ou seja, que não foi antecipada pelo condutor.

Por exigir alta habilidade do motorista, a direção corretiva é considerada de alto risco, pois em diversos casos, é realizada utilizando o reflexo. Esse, em grande parte dos casos, depende da sagacidade e experiência do condutor.

Por essa razão, a direção corretiva deve ser usada somente em último caso, sendo sua preparação realizada por meio de treinamentos, com o uso de simuladores de direção.

Garanta mais segurança a sua operação com a direção segura

Para garantir uma direção segura para a frota de veículos da sua transportadora, contar com ferramentas tecnológicas pode ser fundamental para otimizar os processos, e também garantir um melhor monitoramento das atividades.

Com as soluções da Opentech, você tem acesso a diversos recursos para garantir uma direção preventiva eficiente. Acompanhe!

PPA

Com o Programa de Prevenção de Acidentes da Opentech (PPA), sua transportadora tem acesso a um conjunto de ferramentas que unem iniciativas de treinamentos, sistemas e análises por meio de informações para otimizar a qualidade da sua operação.

Monitoramento a partir da direção segura

Manter o controle da sua operação é fundamental para garantir entregas ágeis, confiáveis e seguras. O sistema de monitoramento de viagens da Opentech conta com tecnologia de Inteligência Artificial, assegurando mais visibilidade de quebras de procedimentos em sua operação, o que ajuda a evitar acidentes.

Treinamentos

Para capacitar os motoristas da transportadora para uma direção mais segura, você pode contar com a Universidade Opentech, que é um ambiente de ensino à distância, onde você tem acesso a cursos e treinamentos voltados para gerenciamento de riscos e transporte.

Cadastro de motoristas

Com a solução de Cadastro de motoristas, você busca o motorista ideal para transportar as cargas de maneira ágil e eficiente, com inovação a partir da Pesquisa 4.0 da maior base de dados na logística brasileira.

Checklist logístico

Tenha um checklist logístico eficiente para fazer a conferência de saída de viagem de forma prática e conferindo mais segurança à operação e ao seu colaborador.

Entendeu como é possível promover a direção segura dentro da sua empresa? Seguindo essas dicas e contando com a tecnologia das soluções Opentech, todo o processo fica muito mais eficiente.

Somos referência em gestão de riscos e logística para transportadoras, garantindo sistemas de alta tecnologia e acompanhamento em tempo real de toda a operação. Clique aqui e converse com nossos especialistas para entender como podemos te ajudar a dar mais segurança e eficiência para o seu serviço.

To top