|

Saiba como fazer um planejamento logístico para o Natal.

Para quem deseja faturar no fim do ano, agora é o momento de traçar novas estratégias.

A Black Friday passou, chegou a hora de pensar nas férias e descansar, certo? Ainda não.

Para quem deseja faturar no Natal, agora é o momento de abastecer a frota e traçar novas estratégias, afinal, essa é uma das datas comerciais mais promissoras do ano.

Com o encerramento da Black Friday, o ideal é: analisar o que deu certo no planejamento logístico, aprender com os possíveis erros e corrigir rapidamente, ou seja, projetar um desempenho alto para as operações de Natal.

Afinal, o Papai Noel precisa de agilidade e eficiência.

Faça um planejamento logístico para esse Natal

Em um ano adverso, com uma pandemia e o isolamento social, as vendas online cresceram, conquistando novos adeptos antes receosos com as compras online. Essa tendência deve continuar no Natal.

Todavia, ainda que lojas, shoppings e comércios queiram abrir suas portas no fim do ano, após meses de incertezas, tudo indica que o e-commerce será o protagonista da vez.

Como resultado, qual é o cenário atual na data do Natal?

Dados mostram que 150,4 milhões de brasileiros tem acesso à internet, segundo o estudo digital de 2020.

A pandemia aumentou essa movimentação no comércio eletrônico, levando há outro patamar, nesse final de ano.

Uma pesquisa sobre perspectivas de consumo, feito através do site Rakuten Advertising, apontou que 87% das pessoas planejam comprar algo no Natal e, 86% dos consumidores pretendem fazer isso pela internet.

  • 150 milhões de brasileiros conectados à internet (Digital 2020);
  • 47% de crescimento no e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2020 (Ebit Nielsen);
  • R$ 208,7 bilhões injetados na economia brasileira devido ao 13º salário (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo);
  • R$ 275 bilhões em auxílio emergencial liberados no país (Caixa Econômica Federal);
  • R$ 38 bilhões movimentados no setor de comércio e serviços no Natal (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Alguns fatores podem impulsionar as vendas pela internet, como:

  • 47% de crescimento no e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2020 – Ebit Nielsen.
  • R$ 208,7 bilhões injetados na economia, devido ao 13º salário – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
  • R$ 275 bilhões em auxílio emergencial liberados no país – Caixa Econômica Federal.
  • R$ 38 bilhões movimentados no setor de comércio e serviços, no Natal – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Tendências e desafios na segurança

Saiba estabelecer metas e objetivos para o Natal e o fim de ano

Sabe-se que, de maneira geral, a movimentação de mercadorias na Black Friday é semelhante ao transporte de cargas no período natalino.

Considerando o resultado bem-sucedido da sua operação na Black Friday, não será muito difícil manter as operações otimizadas em dezembro.

Atrasos na entrega costumam trazer uma visão negativa para o cliente, que exigem prazos cada vez mais rápidos.

Assim, planejar todo o processo logístico é primordial. Vale ressaltar que, o trabalho vai além da entrega da encomenda na casa do cliente.

Um serviço de qualidade abrange etapas importantes, por exemplo:

  1. plano de gerenciamento de risco;
  2. programas de prevenção de acidentes e segurança do transporte;
  3. gestão dos horários nas docas de armazéns e centros de distribuição;
  4. controles de estoque e matéria-prima;
  5. planejamento do embarque e desembarque;
  6. agendamento de entregas;
  7. visibilidade em tempo real de toda a operação;
  8. comunicação eficiente;
  9. previsão de atrasos e controle de pagamento de diárias;
  10. tomada rápida de decisão e comunicação entre todos os envolvidos no processo;
  11. logística reversa;
  12. acesso a dashboards com indicadores atualizados;
  13. sistemas automatizados de leilão de fretes e programação de cargas.

Para que embarcadores e transportadores aprimorem suas estratégias para o Natal, é necessário preparar a logística de movimentação de cargas.

Ferramenta Checklist logístico

Veja o passo a passo que preparamos para você no Natal!

Gestão logística

Analise as adequações das práticas de gestão de estoque, armazenagem, seleção de fornecedores, gerenciamento de riscos e controle de indicadores. É fundamental ter visibilidade em todas as etapas, para acontecer o que foi planejado.

Histórico da operação e desempenho

As experiências anteriores servem para avaliar erros e acertos. Reveja os indicadores e o histórico de desempenho para corrigir falhas, se você tem uma gestão atualizada, não terá dificuldades em fazer ajustes necessários para as próximas operações.

Programação de fretes e cargas

O transporte é uma das fases fundamentais em qualquer movimentação. Por isso, é importante o cuidado na escolha dos fornecedores, assim como, na manutenção, atenção as frotas e treinamento dos profissionais.

Lembre-se que a eficiência, agilidade, segurança, produtividade e confiança funcionam em conjunto.

Gerenciamento de risco e monitoramento

É importante saber a localização da mercadoria, quando será entregue, atrasos e problemas no percurso, e que, quando a viagem começou, seguiu um plano de gerenciamento de risco baseado em dados e históricos.

As chances de acontecer sinistros, acidentes ou roubos, diminui consideravelmente.

Aposte nisso para aumentar a eficiência e a segurança da sua operação.

On-time das entregas

Entregas feitas no prazo, sem avarias e com chances reduzidas de reclamações e devoluções, parece um sonho?

Antes de mais nada, mantenha o sistema de visibilidade on-time das entregas.

Logística reversa

Ainda que, o processo de devolução não desejado, pode acontecer com frequência em datas com um fluxo maior de vendas, e é natural.

Portanto, tenha em sua empresa práticas de logística reversa, capazes de suportar a demanda desse período de planejamento logístico no Natal.

Pós-venda na época do Natal

Todo negócio espera encantar e fidelizar o cliente. Um pós-venda tem o mesmo nível de importância das entregas rápidas. A atenção aos cuidados com a logística reversa, podem ajudar a aumentar a satisfação dos clientes atendidos.

Visibilidade logística

Com a tecnologia disponível, não é aceitável que as operações de transporte fiquem confusas. Tenha ajuda em seus processos, nós temos sistemas modernos e ferramentas que possibilitam uma gestão com indicadores atualizados e, acesso a dados em tempo real.

Integração dos sistemas de gestão e gerenciamento de riscos

Uma das melhores estratégias de gestão logística é unificar as plataformas para gerenciar a operação. A integração dos sistemas de gestão logística e gerenciamento de riscos é um meio de agilizar o processo e trazer ganhos ao negócio.

Planejamento contínuo

Não conte com a sorte ou com improvisos, pois, os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Contudo, para conquistar êxito, é preciso ter estratégia e planejamento, times preparados e treinados, metas e objetivos claros, ferramentas de gestão modernas e parceiros especializados para apoiar o processo.

Seguindo nossas dicas você estará um passo à frente de seus concorrentes.

Nós temos soluções que podem fazer diferença na sua empresa! Continue acompanhando nosso blog, para ficar por dentro de novidades e dicas sobre o mercado logístico.

To top